Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

10 Benefícios da Castanha do Caju Para Saúde

Nos dias de hoje, ouvimos muito falar em saúde, vida saudável, bem-estar, alimentação balanceada, dietas detox. Muitos alimentos fazem parte da rotina de quem almeja um corpo bonito e um organismo saudável.

Caju é o fruto do cajueiro, certo? O que muita gente não sabe é que o fruto divide-se em duas partes. O fruto é a castanha e o pseudofruto é aquela parte maior, laranja. O caju é um fruto nativo brasileiro, mas hoje em dia é cultivado na América, Ásia e África. A castanha de caju é cultivada em regiões com clima quente e úmido, sendo produzida em larga escala em países como Vietnã, Índia, Nigéria, Costa do Marfim, Indonésia, Filipinas, Guiné-Bissau e Moçambique.

A castanha de caju é rica em proteínas, fósforo, selênio, ferro, zinco, gorduras, cálcio, carboidratos, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5, vitamina C, magnésio, manganês e antioxidantes. Suas propriedades auxiliam a diminuir o colesterol ruim e aumentam o bom, além de fortalecer o sistema imunológico, os ossos e os músculos.

Assim como as nozes, amêndoas e avelãs, a castanha de caju é uma oleaginosa e cresce o ano todo no Brasil, podendo ser usada em saladas, iogurtes, lanches ou como petisco. Apesar de fazer bem para a saúde, o consumo da castanha de caju deve ser moderado, cerca de 10 g ou de três a cinco unidades por dia.

castanha de caju

Benefícios da castanha de caju

São inúmeros os benefícios da castanha de caju, desde que consumida com moderação.

Prevenção de alguns tipos de câncer: rico em proantocianidinas, fitoquímicos e antioxidantes, pode acabar com tumores e células cancerígenas. O alto teor de cobre pode eliminar radicais livres e pode também reduzir o risco de câncer de cólon.

Para a saúde do coração: o ácido oleico presente na castanha de caju ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos. Por ser livre de colesterol e possuir um alto teor antioxidante, auxilia na diminuição de doenças coronárias e cardiovasculares. O magnésio ajuda a baixar a pressão arterial e previne ataques cardíacos.

Peles e cabelos saudáveis: por ser rica em cobre, a castanha de caju aumenta a melanina, o pigmento que dá cor para a pele e o cabelo.

Ossos saudáveis: as pessoas pensam que é o cálcio, mas o magnésio também é importante para a saúde dos ossos. A castanha de caju é rica em magnésio e cobre, que aumentam a combinação de colágeno e elastina, auxiliando para a flexibilidade dos ossos e articulações. O fósforo também é encontrado no fruto e auxilia na manutenção da saúde dos ossos.

Para os nervos: o magnésio presente na castanha de caju auxilia no controle da pressão arterial, diminui a tensão muscular, as dores de cabeça e a fraqueza.

Para cálculos biliares: segundo uma pesquisa realizada com 81 mil mulheres, o consumo de castanhas de caju durante a semana diminui o risco de cálculos biliares em 25%.

Emagrecimento: o consumo de castanhas de caju e outras nozes por, pelo menos, duas vezes na semana ajuda a perda de peso, devido a sua gordura boa, seu nível de energia e fibra alimentar.

Energia: um dos benefícios da castanha de caju é aumentar a pré-disposição, melhorar a energia. A castanha também é um ativador cerebral, melhorando a memória e a concentração. Sintomas de depressão e mau humor também diminuem devido ao triptofano, que ajuda na formação de serotonina, que ajuda a relaxar e acalma.

Combate algumas doenças: consumir as castanhas com frequência combate a anemia e previne o mal de Alzheimer. Além de melhorar o sistema imunológico.

O melhor a fazer é consultar um nutricionista de confiança para que seja elaborada uma dieta específica, equilibrada e personalizada. Desta forma, o consumo de alimentos como a castanha de caju terá mais efetividade e suas propriedades poderão ser absorvidas da melhor forma.

O ideal é consumir as castanhas assadas e sem sal. Ao comprá-las, certifique-se de que não são fritas, com uma aparência escura.

Dicas de consumo:

Risoto de quinua com cenoura e castanhas

Ingredientes:

350 g de quinua em grãos
02 cebolas médias
600 ml caldo de vegetais
200 g de cenoura
01 tomate sem sementes cortado em cubos
100 g de castanha-de-caju quebrada em pequenos pedaços
Temperos como cebolinha, salsinha, manjericão
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Corte a cebola em fatias finas e refogue-a com um pouco de água;

Junte a quinua e esquente até que os grãos absorvam todo o líquido;

Junte o caldo de vegetais aos poucos, coloque um pouco de sal e cozinhe em fogo baixo até secar a quinua. Tempere com sal, pimenta do reino e os temperos cebolinha, salsinha e manjericão.

Rale a cenoura, pique o tomate, misture com a quinua e depois acrescente a castanha;

Enforme a quinua em uma forma pequena e coloque no prato. Sirva com salada verde.

Arroz com brócolis e castanha

Ingredientes:

02 xícaras de arroz integral pré-cozido
02 colheres (sopa) de semente de mostarda
01 brócolis grande picado e pré-cozido
01 cebola picada
01 xícara de castanha de caju

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 140 ºC.

Refogue a cebola, acrescente o arroz, as sementes de mostarda, o brócolis e as castanhas e misture bem. Coloque todos os ingredientes em uma forma e asse a 140 ºC por 20 minutos.

Pavê de castanha de caju

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
3 xícaras de açúcar
2 gemas
1 xícara de castanha de caju sem sal, torrada e moída
2 xícaras de chantilly
1 pacote de biscoito maisena

Modo de preparo:

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme.

Adicione as gemas uma a uma, batendo sempre, até a mistura ficar fofa e esbranquiçada.

Junte a castanha de caju (reserve um pouco de castanha para polvilhar) e o chantilly e misture sem bater.

Em um refratário retangular, coloque camadas alternadas de creme e de biscoitos. Comece e termine pelo creme.

Polvilhe com a castanha reservada, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 12 horas. Após, retire o plástico e sirva.

Pesquisas semelhantes

  • caju

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.