10 primeiros sintomas de gravidez

Os primeiros sintomas de gravidez podem surgir por conta do atraso menstrual, mas podem também serem percebidos por mulheres muito preocupadas e de certa forma bem atentas sobre o seu corpo. Existem os casos das mulheres que querem engravidar e por isso percebem esses pequenos sinais de forma mais rápida.

A verdade é que existem sinais que passam despercebidos e outros ficam mais evidente, mas depende muito da mulher, muitas vezes o ato de não esperar a gravidez faz com que vários aspectos passem despercebidos por ela. Existem alguns sintomas mais comuns e mais identificáveis que os outros.

Veja aqui os 10 primeiros sintomas da gravidez!

  1. O corrimento vaginal se torna cor-de-rosa

Quando o óvulo é finalmente fecundado, acontece uma mudança no corrimento vaginal da mulher. Para as pessoas que não percebem ou não sabem, o corrimento feminino (muco vaginal) tem uma cor e quando o óvulo é fecundado, por conta dos vestígios de sangue ele se torna mais voltado para a cor rosa.

Este corrimento costuma aparecer uns minutos depois da relação ou até 3 dias depois que aconteceu o coito, pois é o período de vida do espermatozoide dentro do corpo da mulher. Esse corrimento pode ser visto na hora de urinar.

  1. Cólicas e inchaço na região do abdômen

Depois da fecundação do óvulo, existe um aumento muito grande quando se trata do fluxo sanguíneo da pélvis, porque os hormônios femininos entram em ação e fazem de tudo para que o embrião seja preservado e fazendo com que a gravidez tenha uma continuidade.

Quando isso acontece, existe um desconforto abdominal, a mulher conhece como cólica menstrual. Existem mulheres que perdem sangue mesmo estando grávidas, essa perda de sangue pode ser confundida com menstruação, mas ela vem em uma quantidade muito menor.

O inchaço abdominal costuma acontecer nos primeiros dias da gravidez e costuma ser causado por essa alterações que a pélvis sofre durante o processo da gravidez. Esse aumento do fluxo se adapta ao crescimento uterino, pois com o tempo ele vai ficando maior e por isso começa a inchar.

Esse sintoma pode ser passado despercebido por alguma mulheres, mas depois de 7 semanas de gestação essa parte do útero começa a ficar dura e assim percebe-se que está grávida.

  1. Mamas inchadas e bastante sensíveis

Esse pode ser um dos sintomas mais perceptíveis da mulher, pois os seios ficam mais sensíveis e maiores. Isso tudo se deve aos hormônios, pois eles estimulam a glândulas mamárias preparando a mulher para o momento da gestação e consequentemente para a amamentação.

Outro aspecto muito comum de acontecer é que a aréola fica mais escura por conta do aumento do fluxo sanguíneo no corpo inteiro, além de que os mamilos também ficam mais sensíveis que o normal.

  1. Aumento da frequência urinária

Existe um aumento muito grande na frequência urinária e isso se deve ao aumento do hormônio da progesterona. Algumas mulheres chegam até a acordar de noite para poder urinar, algo que antes da gravidez não acontecia.

  1. Pele oleosa

Existe uma alteração hormonal que faz com que o surgimento de cravos e espinhas se torne muito maior que o comum, isso acontece nas primeiras semanas de gravidez. Talvez a mulher não note que existiu um aumento na oleosidade da pele, mas pode notar o aumento de acne.

Depois de procurar um médico e confirmar a gravidez, ele pode passar um tipo de tratamento para ajudar no seu controle de acne.

  1. Se sentir facilmente cansada

As alterações hormonais fazem com que o açúcar do sangue diminua e assim a grávida passa a se sentir muito cansada e isso pode acontecer logo nas duas primeiras semanas da gravidez.

  1. Enjoos, vômitos e salivação

Esse é um dos sintomas mais comuns, principalmente na parte da manhã. Os enjoos matinais são os mais conhecidos e surgem na 6 semana da gravidez e pode durar por toda a gestação. Tem mulheres com uma certa sorte, pois logo após um tempo os enjoos param.

Algumas mulheres têm enjoos muito fortes e vomitam frequentemente por conta dos cheiros fortes, enjoo de comidas e até mesmo de pessoas, como existe alguns casos. Agora a salivação, ela costuma durar por toda a gravidez e esse sintoma a mulher acaba tendo que se acostumar.

8.Tontura, sono e dores de cabeça

Existe uma queda da pressão arterial, por conta disso a tontura e o sono se tornam um dos sintomas que também mais acontecem. Existem uma redução da glicose no sangue e da alimentação por conta destes enjoos frequentes. Eles surgem logo na primeiras semanas e melhoraram depois de um tempo.

A dores de cabeça são bem comuns, mas com o tempo ela vai passando, porém essa dor costuma ser fraca. Essa dor surge por conta as alterações hormonais, fluxo sanguíneo maior e por conta da queda na pressão arterial.

  1. Aversão a cheiros muito fortes

Esse sintoma é bem comum no início da gravidez. A mulher fica com enjoo dos cheiros fortes, até mesmo de cheiros bons como o perfume, por exemplo. Algumas grávidas chegam a vomitar por conta dos cheiros fortes, mas esse sintoma costuma aparecer nas duas primeiras semanas da gravidez.

  1. Variações de humor

É um sintoma muito falado, pois a mulher se sente diferente e acontece algumas alterações no humor. É um momento em que tudo está à flor da pele, que a gravidez muita os estados de humor da mulher e ela passa a chorar por várias situações.

Esse sintoma não é tão notável como os outros, pois é algo bem mais do corpo feminino e muitas vezes a mulher não nota que aconteceu essas alterações de humor.

Gravidez Psicológica

Existem também os casos de gravidez psicológica e esses sintoma podem estar bastante presentes, mas é preciso fazer os testes e saber se existe um feto se desenvolvendo. Já se o teste deu negativo, é sinal que você deseja muito engravidar, mas tem muito medo. É importante saber identificar uma gravidez psicológica e tratá-la.

primeiros sintomas de gravidez


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.