11 benefícios da Uva para sua saúde

O importante é entender que quando se fala em saúde, existem várias frutas que realmente fazem parte de uma alimentação regulada. Muitas pessoas não sabem, mas a lista de benefícios da uva é grande, confira:

Além de ser uma fruta altamente energética, a uva tem substâncias que ajudam a reduzir a pressão sanguínea e tudo isso através da dilatação das artérias, ajudado a prevenir doenças. Esse suco também combate acidez sanguínea, auxilia a digestão e retarda o envelhecimento.

A uva tem duas tonalidades de cor, a que costuma ser usada para o combate de algumas doenças é a roxa.  A fruta da cor roxa era muito utilizada pelos gregos e romanos, pois elas são muito doces e o gosto é agradável, mas ela também tem propriedades bem peculiares.

Veja aqui a lista de 11 benefícios da Uva Roxa para a sua saúde!

  • Prevenir o câncer: a uva roxa possui uma grande dose de antioxidantes e radicais livres, por isso ao ser somados aos compostos fenólicos, por isso ajuda no combate contra o câncer.
  • Prevenir doenças cardiovasculares: seus componentes fazem com que se evite com os sedimentos se acumulem nas artérias, prevenindo até mesmo problemas bem complicados, como por exemplo: arteriosclerose.
  • Ajuda na prisão de ventre: as uvas roxas tem uma dose bem grande de fibras que atuam como um laxante assim que são consumidas, incluindo as cascas e as sementes.
  • Melhora a digestão: a uva roxa acaba protegendo o estômago, ajudando na digestão, para isso basta tomar o suco natural de uvas.
  • Evitar infecções: elas têm fortes propriedades antivirais e antibacterianas, elas são excelentes para fazer uma limpeza nos órgãos, organismo e principalmente no sangue.
  • Ajuda na gravidez: a maioria dos nutricionistas aconselham que as mulheres que estão nos primeiros meses de gravidez, consumam uvas roxas nos três primeiros meses. A uva acaba favorecendo a divisão celular e faz com que a gestão se torne mais tranquila.

Apesar da fruta ser extremamente benéfica ao organismo, cabe também avisar que seu nível de açúcar é algo e que não é recomendado para pessoas diabéticas.

Lista de benefícios das Uvas Verdes para a saúde!

A primeira informação importante que se pode entender sobre os benefícios da uva verde é que ela é mais facilmente encontrada, pois ela tem uma safra que dura o ano inteiro.

Além desse fator, ela tem um preço super acessível e isso faz com que ela pode ser mais consumida do que a roxa.

Artigos relacionados


  • Pouca gordura: as uvas verdes tem um número de açúcar bem menor do que as roxas e são bastante ricas em carboidratos, porém tem um sabor um pouco mais ácido do que o outro.
  • Não tem colesterol e nem sódio: as uvas verdes são ótimas para ajudar no funcionamento dos rins, fígado e intestino. Ela contém uma alta quantidade de potássio e são ótimas para as pessoas que costumam fazer dieta.
  • São ricas em minerais: principalmente ferro e o potássio. Portanto, eles podem ajudar alguns tecidos do nosso organismo a se regenerarem, restaurando o funcionamento do coração e estimulando a produção de células vermelhas, pois são elas que ajudam o oxigênio circular pelo corpo humano.
  • Ajuda a prevenir o câncer de cólon, próstata e o Alzheimer: precisa-se nem falar muito sobre o tanto de benefício que isso pode trazer na vida de milhares de homens e mulheres, pois a uva tem substâncias que ajudam a combater e prevenir todas essas doenças, deixando seu corpo mais forte e resistente.
  • Ajudam os ossos: a uva contém vitaminas K e B1, essas uvas permitem que a saúde dos ossos fiquem em um estado perfeito, conservando ele forte por muito mais tempo.Uva verde

Derivados da Uva que também trazem seus benefícios:

Vinho

É importante citar todos os benefícios que o vinho costuma oferecer, quando ele é ingerido com moderação, durante as refeições e de uma maneira regular. É importante que seja consumido por pessoas que não apresentem problemas com o consumo de bebidas alcoólicas.Uva verde

O vinho já é famoso por ajudar a abaixar o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom ( HDL), além de ser uma boa forma de fazer com que sua vida seja longa e saudável. Além de tudo ele faz bem ao coração, músculos, o aparelho digestivo, respiratório e urinário.

Agora para as pessoas que tem diabetes, o ato de tomar vinho regularmente pode ajudar também no controle glicêmico e reduz o risco de infarto.

Suco de Uva

É bem mais nutritivo que qualquer vinho, por conta de não ser uma bebida alcoólica, mas ela também pode trazer benefícios para a sua saúde e tem poderosa substâncias que contribuem para evitar doenças do coração; O suco de uva é capaz de evitar o colesterol ruim, como o vinho também pode fazer.

A quantidade de açúcar contido dentro do suco de uva é totalmente ingerível e sem nenhum problema ou esforço para os órgãos e por isso, ele é super aconselhável em qualquer alimentação e até mesmo para pessoas que estão com uma doença que cause febre.

Uva Passa

Existem vários estudos que confirmam um aumento significativo dos antioxidantes no processo de desidratação das frutas. Com essa capacidade de oxidar a fruta, pode-se prevenir várias doenças crônicas.Uva Passa

A uva já é conhecida por ter várias fontes de proteção no organismo, pois tem fibras insolúveis, boro e ácidos. Além disso, ela pode acelerar o trânsito intestinal e eliminar os fatores que são cancerígenos.

O aparelho digestivo tem fibras que impedem a proliferação das células cancerígenas, mas as uvas faz com que essa produção de fibras sejam maiores.

Conclusão

Além dos efeitos positivos que a uva pode fazer nas dietas, como por exemplo a redução do colesterol e a perda de peso. É importante também entender que a uva tem a capacidade de limpeza do organismo, não aumenta o nivel de triglicerideos no sangue e ainda previne as doenças cardiovasculares.

Agora que você conheceu melhor as propriedades de cada uma das uvas e suas derivações, que tal começar a implementar ela na sua dieta? Seja ela verde, roxa, passas, vinho ou suco, a lista de benefícios da uva é enorme e pode mudar a sua vida e saúde.


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.