Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Acupuntura medicina alternativa

Dentre os tratamentos alternativos para o alívio de sintomas e para a melhoria da qualidade de vida, um dos mais tradicionais e eficientes métodos é a acupuntura. Cada vez mais popular, essa forma de medicina alternativa age como complementar aos tratamentos tradicionais e ganha novas aplicações, sendo bastante abrangente e eficiente.

A acupuntura é uma das formas mais conhecidas da tradicional e milenar medicina chinesa, e se baseia na utilização de pequenas agulhas aplicadas em pontos específicos do corpo humano, a fim de interromper o fluxo da dor e de agir como auxiliar no tratamento de doenças e patologias. Reconhecida como método de terapia alternativa pela Organização Mundial da Saúde, também é reconhecida como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO.

Os pontos específicos espalhados pelo corpo recebem o nome de “acupontos” e ficam sob a pele do paciente. Para que eles sejam estimulados corretamente e com segurança, as agulhas que são introduzidas na pele tem variações quanto ao ângulo de inclinação, dependendo do resultado esperado. Essa perfuração pode ser perpendicular, ou ainda com ângulos de 90° ou 45°. Da mesma maneira, cada tratamento específico exige que o sentido da agulha, o tempo de aplicação e a forma de estimulação sejam variáveis.

acupuntura

As agulhas de acupuntura são aplicadas com a utilização de um pequeno mandril, ou seja, um tubo plástico descartável, no qual a agulha é inserida e, assim, aplicada sob a pele do paciente. Alguns acupunturistas mais experientes preferem abrir mão desse recurso e inserir a agulha à mão livre, o que exige maior perícia para que a profundidade adequada seja alcançada.

Acupuntura abrange cada vez mais um maior número de especialidades médicas

Embora utilizada geralmente para interromper o fluxo da dor através das terminações nervosas, a acupuntura tem sido aplicada em diversas outras especialidades, desde a odontologia até a veterinária. Problemas e distúrbios de ordem psicológica como depressão, estresse e situações pós traumáticas também são tratados através da acupuntura, com resultados animadores. A aplicação das agulhas é feita de acordo com outros preceitos da tradicional medicina chinesa, como equilíbrio e distribuição correta do fluxo energético do corpo humano. Dependendo do caso, a aplicação pode ser incrementada com a estimulação através de pequenas descargas elétricas e outros métodos que são aplicados de acordo com a necessidade de cada paciente.

A profissão de acupunturista no Brasil ainda está em fase de regulamentação e atualmente é regida por alguns sindicatos no país, portanto, antes de procurar uma clínica, é importante se certificar da qualificação e da experiência do profissional, bem como observar as condições de higiene e profilaxia do ambiente. Tomados esses cuidados, a acupuntura pode e deve ser utilizada como auxiliar no tratamento de diversas doenças e desconfortos, principalmente da dor.

Estudos recentes comprovam sua eficácia, e se realizadas todas as sessões propostas aliadas aos demais cuidados indicados pelo profissional, principalmente em relação à alimentação e a outros cuidados, a acupuntura pode contribuir consideravelmente para o aumento da saúde e da qualidade de vida dos indivíduos que a ela se submetem.

Recomendados Para Você:

2 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.