Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1479512799
Vida do cache: 1480808799
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Aipo e seus benefícios a saúde

O aipo, também conhecido como salsão, é uma planta herbácea da família das Umbelíferas, e é originária da Europa, porém, agora já está presente no mundo todo, sendo como planta de jardim ou como vegetal. Na cozinha ele é conhecido por seu forte sabor aromático e é bastante utilizado na gastronomia mediterrânea. O aipo pode ser encontrado durante todo o ano, mas os melhores são achados no outono e inverno.

No Brasil o aipo é usado na culinária principalmente em sopas, saladas e como condimento, e ele tem baixa quantidade de calorias, pois cada 100 gramas tem cerca de 19 kcal.

Como o aipo ajuda na saúde?

O aipo é rico em vitamina C, que é importante para proteger o sistema imunológico e reduzir sintomas de resfriado. Esta vitamina também previne os danos causados por radicais livres, por isso muitas vezes é associada à diminuição da gravidade de inflamações, como asma, osteoartrite e artrite reumatoide. Como os radicais livres oxidam o colesterol, isso pode causar uma ruptura de placas, o que causa ataque cardíaco ou AVC. O aipo apresenta ainda compostos denominados de cumarinas que fazem com que os radicais livres não danifiquem as células, o que reduz as mutações que podem vir a se tornar células de câncer.

Aipo

Aipo

Esta planta também é fonte de vitamina A, que é um antioxidante flavonoide natural e é indispensável para a saúde das membranas mucosas, da pele e essencial para a visão. O aipo é uma ótima fonte de minerais, como potássio, sódio, cálcio e magnésio. Sendo que o potássio, é um importante componente das células e fluidos do corpo e auxilia no controle da taxa cardíaca e da pressão arterial.

Este legume também é um ótimo aliado para quem quer perder peso, pois tem poucas calorias. O ideal é consumir um suco de aipo pela manhã para controlar o apetite. Além disso ele conta com ação diurética, que tira o excesso de água do corpo através da urina, o que remove aquela sensação de inchaço, e possui propriedades estimulantes e tônicas. O aipo, que também apresenta potássio e sódio em grande quantidade, minerais importantes para a regulação do equilíbrio hídrico do organismo, estimula a produção de urina pelo corpo, o que contribui para que haja essa liberação do excesso de fluido.

Ainda para quem quer perder peso e manter a barriga lisinha, o aipo facilita a digestão e aumenta os movimentos naturais do intestino, o que previne os gases e cólicas e acaba com o excesso de bactérias que causam fermentações e putrefações intestinais. Assim, ele age como um laxante suave por conta de sua fibra.

As folhas do aipo também são usadas na medicina alternativa para acabar com febre, e podem ser usadas para fazer chá.

Aipo, um grande aliado para quem tem colesterol alto

Além de todos esses benefícios, o aipo é um ótimo alimento para quem tem colesterol alto, pois uma pesquisa constatou que animais que consumiram uma solução aquosa de aipo, como um suco, durante oito semanas, tiveram seus níveis de colesterol totais reduzidos significativamente, e, além disso, sua secreção de ácidos biliares aumentou.

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.