Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Alimentos Ricos em Ácido Fólico

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo dos seres humanos por vários motivos. O funcionamento do corpo humano depende de uma quantia razoável de ácido fólico para evitar problemas como anemia, fraqueza, perda de memória e enxaquecas.

O ácido fólico é facilmente encontrado em diversos alimentos e sua insuficiência no corpo humano é rara. No entanto, para algumas pessoas em especial e, principalmente, em gestantes, a reposição de ácido fólico no organismo por meio de complementos alimentares pode ser necessária.

Quais são os benefícios do ácido fólico para a saúde?

O ácido fólico é constantemente associado ao ferro, já que os dois juntos são importantes para evitar a má nutrição em crianças e a anemia em várias pessoas. No entanto, a principal função na vida de um ser humano é na primeira fase de sua vida, quando ele ainda é um feto. O consumo de alimentos ricos em ácido fólico é imprescindível para a saúde do bebê dentro do útero de sua mãe. Médicos recomendam que as mulheres comecem a ingerir mais ácido fólico, pelo menos, três meses antes da gravidez.

O que acontece é que muitas mulheres não planejam sua gravidez e acabam não fazendo este procedimento. Isso não é problema, desde que a gestante passe a ter uma alimentação rica em ácido fólico nos primeiros meses da gestação. Desta forma, seu bebê não terá problemas de formação em seu cérebro e coluna vertebral, além da espinha dorsal. O ácido fólico é o principal nutriente para estas três partes tão importantes para a vida do bebê dentro e fora do útero de sua mãe.

Onde o ácido fólico é mais encontrado

Vitamina B9

Vitamina B9

Muitos alimentos contém ácido fólico, já que é um elemento abundante na natureza. No entanto, para quem quer manter uma alimentação extremamente rica na vitamina B9 é possível consumir alguns alimentos que possuem o elemento em maior quantidade. Veja agora as principais fontes de ácido fólico na sua alimentação:

– Fígado: seja bovino, seja de peru ou de galinha, é na carne de fígado destes animais que se encontra a maior fonte de ácido fólico para os seres humanos. Assim como o ferro, o ácido fólico também é importante para manter o corpo bem nutrido, logo, as fontes dos dois elementos são basicamente as mesmas. É aconselhado o consumo de uma quantidade razoável de fígado de boi ou de galinha por semana, já que, além do ácido fólico, existem outros nutrientes importantes nestes alimentos;

– Lentilha, feijão preto e grão de bico: estes três alimentos possuem características bem parecidas e uma coisa em comum: a presença de ácido fólico em abundância. Geralmente, pelo menos um destes alimentos está presente nas refeições da maioria das pessoas. Um pode substituir o outro, embora as quantidades de ácido fólico sejam diferentes de um para outro;

– Verduras: brócolis, espinafre e couve principalmente. Estas verduras possuem grandes quantidades de ácido fólico e ferro (novamente o ferro junto com a B9) e são alimentos que praticamente todas as pessoas gostam. Variar as receitas pode ser uma ótima oportunidade para que as crianças comam estes alimentos. As gestantes devem comer estas verduras abundantemente;

– Chocolate preto: na verdade o ácido fólico está presente em quantidade razoável no cacau, a matéria prima do chocolate preto. E quanto mais amargo (mais cacau) for o chocolate, mais ácido fólico ele possui. Logo, não adianta muito comer chocolate ao leite em excesso, tem que ser o meio amargo ou os de mais de 50% de cacau;

Ácido Fólico

Ácido Fólico

– Gema de ovo: a gema do ovo é um dos alimentos com maior quantidade de ácido fólico, no entanto seu consumo envolve muitas polêmicas acerca da relação entre benefícios e malefícios à saúde dos seres humanos. De qualquer forma, seu consumo regular e equilibrado pode trazer mais ácido fólico para o organismo humano e é importante para que os níveis deste elemento se mantenham equilibrados;

– Frutas em geral: a principal fruta “hospedeira” do ácido fólico é a laranja. Um copo de suco fresco da fruta por dia pode trazer uma boa quantidade do nutriente, mas não é suficiente para garantir a quantidade mínima necessária para uma gestante, por exemplo. Framboesa, morango e uva também contem boas quantidades de ácido fólico em sua composição. A vantagem das frutas é que praticamente todo mundo gosta de comer frutas, o que favorece o seu consumo pelas crianças.

O que acontece se faltar ácido fólico?

A vitamina B9 é importante para diversas atividades em nosso organismo e a falta deste importante nutriente pode acarretar em vários problemas de saúde e distúrbios sérios que podem ficar mais graves conforme os níveis de ácido fólico vão diminuindo. Os principais problemas são a anemia, diarreia, problemas no sistema digestivo, insônia e outros problemas.

Porém, como qualquer coisa que seja consumida em excesso, ingerir quantidades de ácido fólico acima do recomendado pode trazer alguns problemas também. Para pessoas hiperativas, o ácido fólico em excesso pode ser um grande problema, pois o nutriente pode aumentar a pressão e causar muita agitação.

Dicas sobre a ingestão de ácido fólico

O que importa é manter uma alimentação balanceada sempre. Isso certamente irá garantir a quantidade ideal de ácido fólico todos os dias. Na verdade, a maioria dos médicos e especialistas afirma que não é necessário consumir ácido fólico diariamente, já que muitos alimentos do cotidiano possuem este nutriente em suas composições.

Caso seja necessário aumentar o nível da vitamina B9 em seu organismo, seu médico irá aconselhar você a tomar um suplemento alimentar que contenha o elemento em sua composição. Além disso, uma dieta especial será passada e você deverá seguir à risca para manter o ácido fólico em níveis aceitáveis para que sua saúde não fique comprometida.

E para as gestantes, lembrem-se: o ácido fólico pode fazer a diferença na formação correta de partes importantes do organismo de seu filho, então siga as instruções de seu médico e consuma as quantidades recomendadas de alimentos ricos em ácido fólico para que tudo corra bem e seu filho nasça saudável.

Recomendados Para Você:

1 Comentário

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.