Alimentos ricos em fibras e a função das fibras em nosso corpo

Neste artigo você conhecerá melhor os alimentos ricos em fibras e a função das fibras em nosso corpo. Os alimentos ricos em fibras normalmente são de origem vegetal pertencendo aos grupos das frutas, legumes e cereais. Uma das características associadas aos alimentos ricos em fibra é da saciedade prolongada, isto é demorar mais tempo para sentir fome, tal característica confere aos alimentos e fibras um lugar especial dentre as dietas de quem quer perder peso.

Existem também os alimentos que encontramos no mercado que são feitos em outros processos, sendo enriquecidos com fibra solúvel, o tipo de fibra conhecido pelo efeito do emagrecimento, soa melhores do que os alimentos comuns, que não contém grande quantidades de fibras como os pães bolos e macarrão a base de trigo. Já os alimentos integrais como o pão integral e macarrão integral fazem parte do time de alimentos enriquecidos em fibras.

Existem dois tipos de fibras, as fibras solúveis e as fibras insolúveis, quando aliadas em nossa alimentação elas são ótimas para nossa saúde, podendo reduzir e controlar os níveis de nosso colesterol, além é claro de ajudar a emagrecer.Alimentos ricos em fibras

Lista de alimentos ricos em fibras

Milho – Além de rico em fibras, ele também é rico em antioxidantes que combatem os efeitos do envelhecimento. Encontramos 2g de fibra a cada meia xícara de milho.

Feijão-branco – O feijão branco é rico em fibras, ele também é rico em proteínas e potássio, este último ótimo para combater a hipertensão. Em um xícara de feijão corresponde a 25% de sua necessidade de nutrientes.

Feijão-preto – O feijão preto também é rico em flavonóides e antioxidantes, a cada xícara de feijão-preto existem 15g de fibras.

Feijão – Contém grandes quantidades de ferro, proteínas e fibras.

Grão-de-bico – Este é um alimento bem comum no Brasil, sendo bem versátil na preparação de diversos alimentos.

Abacate – A polpa do abacate é uma ótima fonte de fibras , uma colher de sopa de abacate tem cerca de 2g de fibras, tornando esta fruta um dos alimentos mais ricos em fibras.

Macarrão integral – A versão integral do macarrão é rica em fibras, excelente para sua dieta.

Arroz integral – O arroz integral é bem diferente do arroz branco,  por isso não é fácil acostumar com seu gosto logo no início. A cada copo de arroz integral são encontradas 3,5g de fibras .

Edamame – Popular na cozinha asiática é conhecida como uma soja verde. A cada meio copo de edamame temos 11g de proteína e 9g de fibra.

Pão integral – O pão integral assim como outros alimentos integrais é rico em fibras.

Lentilhas – A lentilha é mais um grão rico em fibras, famosa na época do final de ano, as lentilhas tem a cada xícara 15,6g de fibras.

Pêra – As pêras são uma das frutas mais nutritivas e também são ricas em fibras. Uma per medi possuí 5,5g de fibra se for consumida com casca.

Alcachofra – Uma alcachofra cozida tem em torno de 10,3g de fibras, com meia xícara de corações de alcachofra você consumirá 7,2g de fibras.

Aveia – A aveia contém a betaglucana, um tipo de fibra que pode melhorar o funcionamento de nosso sistema imunológico, sendo ótimo para nossa saúde. Ela também contém tanto fibras solúveis, quanto fibras solúveis.

Framboesa – Essa fruta bastante gostosa, faz parte dos alimentos ricos em fibras,  com uma xícara de framboesa você chega a 1/3 da necessidade diária das fibras.

Ervilhas – Mias um dos grãos que são ricos em fibras, com uma xícara de ervilhas você consumirá 16,3g de fibras. Uma das qualidades da ervilha é que ela pode ser usada em diversos tipos de alimentos.

Brócolis – Os brócolos são conhecidos por prevenir o câncer, além disso a cada xícara de brócolos cozido chegamos a 5,1g de fibras.

Maçãs – Consumindo a maçã com casca, você´consumirá 4,4g de fibras em uma maçã média.

Amêndoas – As amêndoas fazem parte das semente que são ricas em fibras, elas também tem gorduras boas essenciais para o funcionamento de nosso organismo. Em uma xícara de amêndoas existem 3g de fibras e 170 calorias.

Cevada – A cevada que é conhecida por ser a matéria-prima das cervejas também pode ser uma ótima fonte de fibras  e para coração, uma vez que é rica em betaglucano.

Função das fibras em nosso corpo

As fibras são normalmente encontradas em fontes naturais e têm poucas calorias sendo ótimas para quem quer emagrecer. Em nossa digestão os ácidos gástricos não conseguem quebras totalmente as fibras alimentares que são capazes de aumentar o volume das fezes tratando prisão de ventre. isso acontece quando unimos consumo de fibras com bastante água. Além disso as fibras absorvem a água em nossa digestão assim como açúcares e colesterol sendo ótimas para emagrecer e para nossa saúde.

Ingestão diária de fibras

A ingestão diária de fibras recomendada é de 20 a 30g por dia, sendo benéfico para cumprir essa meta ingerir alimentos crus, já que esses tem as maiores quantidades de fibras. Os alimentos cozidos e triturados perdem boa parte das fibras durante o preparo.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.