Aveia e seus benefícios à saúde

Quem já experimentou uma boa tigela de mingau de aveia bem quentinho com um toque de canela durante dias frios, com certeza entenderá melhor sobre os benefícios da aveia para a saúde, já que o prazer de se alimentar com algo tão saboroso já está garantido. A aveia é um desses alimentos ultra versáteis que podem ser consumidos de diferentes maneiras, sendo que o modo de preparo que levará a aveia como ingrediente é o que diferenciará uma receita da outra. Em bolos, saladas, massas, pães, mingau, vitaminas, frutas, sorvetes… É possível inserir a aveia em praticamente qualquer receita!

Aveia

Aveia

A indicação é que, diariamente, as pessoas consumam a quantia de 3 colheres de aveia para prevenir o aumento do colesterol e das taxas de açucares no sangue. Seu funcionamento está aliado à presença de uma fibra denominada Betaglucana, que depois de ser ingerida e acomodada no intestino grosso, faz as funções de criação de moléculas que combatem microrganismos responsáveis pelo aumento do colesterol e de outras maleficências ao organismo como um todo. Portanto, a aveia é uma ótima aliada para garantir não só o bom funcionamento do organismo, mas da proteção do mesmo.

Artigos relacionados  Receitas low carb – lanches

Os principais benefícios da aveia são listados desta maneira: auxilia no bom funcionamento intestinal; ajuda na perda de peso por manter os indivíduos saciados durante um período maior de tempo; diminui a absorção de colesterol e açúcares; reforça o sistema imunológico e o organismo em geral; é um ótimo aliado no combate à depressão, por possuir magnésio e também vitaminas do complexo B.

A aveia é também um excelente digestivo, já que seu alto teor de fibras faz com que o intestino funcione muito bem, principalmente quando a aveia é consumida com frequência diária, e de diferentes maneiras, para possibilitar que, em diferentes alimentos, seja possível encontrar a aveia e seus benefícios únicos. Associado a isso, está a perda de peso. Existem dietas que são baseadas no fato de que o consumo diário de aveia é essencial para que seja possível perder peso com saúde.

Artigos relacionados  O que pode ser mais doce do que mel?

Durante o café da manhã, por exemplo, a aveia é uma ótima opção para ser consumida na forma de mingau ou em cima das frutas, fazendo com que a saciedade dure mais tempo, evitando que os lanches entre as refeições consumam muito das calorias permitidas diariamente por quem está fazendo uma dieta acompanhada por um médico profissional.

Quem luta contra um colesterol de nível alto, com certeza terá a indicação de seu médico para consumir diariamente uma porção de mingau de aveia, preferencialmente pela manhã. Porém, é necessário garantir que o mingau que será consumido com esse propósito, seja feito de aveia pura e natural, para que seja possível absorver os benefícios desses grãos sem que junto a isso, seja ingerida a quantidade exorbitante de conservantes e açúcares que são encontrados em versões pré-prontas ou misturas rápidas de mingau de aveia. Misturar aveia natural, leite e um pouquinho de mel, já garantirá um mingau muito saudável e cheio de coisas boas para o corpo todo!

Artigos relacionados  Shakes para emagrecer funcionam de verdade?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.