Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Azeitona preta e seus benefícios a saúde

A azeitona é o fruto da árvore de oliveira, que teve origem na Grécia. A azeitona verde e a preta são frutos da mesma árvore, porém a preta é quando ela já chegou a sua fase totalmente madura. A azeitona em sua forma natural tem um sabor amargo e só agrada o paladar depois de passar pela conserva. A azeitona preta apresenta mais óleo do que que a verde, sendo que 100 gramas de azeitona preta possuem 249 kcal e a mesma quantia de azeitona verde tem 300 kcal. Para fazer o azeite são usados os dois tipos de azeitona, pois nas oliveiras elas não amadurecem todas ao mesmo tempo, e para não haver desperdício é melhor ao fabricante usar as duas.

Confira quais são os benefícios da azeitona preta

A azeitona preta confere vários benefícios à saúde, sendo que um deles é o óleo rico em ácidos graxos insaturados, ótimo para aumentar o bom colesterol no organismo. Esse produto também conta com várias vitaminas, como a vitamina A, vitamina C e vitamina B1 e B2, possuindo também sais minerais, como fósforo, potássio, sódio e silício.

Azeitona preta

Azeitona preta

Esses frutos apresentam grandes benefícios cardiovasculares, pois quando os radicais livres oxidam o colesterol, os vasos sanguíneos são lesados e a gordura fica acumulada nas artérias, o que pode levar a um ataque cardíaco. Os nutrientes antioxidantes que estão presentes nas azeitonas pretas bloqueiam essa oxidação do colesterol, o que auxilia na prevenção de doenças do coração. Além disso, as oliveiras contam com uma gordura, mas é do tipo monoinsaturada saudável, e que pode diminuir o risco de aterosclerose e aumentar o bom colesterol.

A azeitona preta faz bem também para os ossos e para o tecido conjuntivo, pois as gorduras monoinsaturadas, vitamina E e polifenóis presentes nela possuem funções anti-inflamatórias que podem auxiliar a aliviar a asma, osteoartrite e artrite reumatóide. Além disso, o azeite também possui uma substância química denominada Oleocanthal, que age como analgésico. Ele bloqueia a inflamação da mesma forma que as drogas fazem com o ibuprofeno.

As azeitonas pretas são ricas em ácidos graxos e antioxidantes, que ajudam na nutrição, hidratação e proteção dos cabelos e da pele. Além disso, apresentam vitamina E, que protege a pele contra os raios ultravioletas, resguardando contra o câncer de pele e do envelhecimento precoce. Desta forma, você pode utilizar esse fruto não só na alimentação, mas passando azeite na pele e no cabelo.

As azeitonas pretas auxiliam também na prevenção contra o câncer

Como já foi dito, esses frutos são ricos em vitamina E, que neutraliza os radicais livres na gordura corporal. Essa vitamina quando trabalha com as gorduras monoinsaturadas estáveis encontradas nas azeitonas pode realizar processos celulares mais seguros. Quando esses processos não estão bem protegidos, os radicais livres produzidos podem acabar causando oxidação, danificando a mitocôndria de uma célula, e impedindo-a de produzir energia suficiente para fornecer as suas necessidades. Se o DNA de uma célula é lesado, ele pode acabar sofrendo uma mutação e se tornar uma célula cancerosa.

Pesquisas semelhantes

  • azeitonas pretas
  • beneficios da azeitona roxa
  • suco de azeitona preta

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.