E-BOOK GRÁTIS!

Emagrecer de vez é um livro digital com diversas informações e dicas sobre emagrecimento que geram um resultado fantástico e comprovado.

Benefícios potenciais da água do cozimento da batata-doce

Uma pesquisa publicada no jornal Heliyon, sugere que a água utilizada para cozinhar batatas doces podem ter efeitos de emagrecimento e ajudar na regulação e funcionamento do sistema digestório.

As batatas doces são surpreendentemente saudáveis e nutritivas. Além disso, novas pesquisas sugerem que mesmo a água utilizada para cozinhar a batata doce pode ajudar com a digestão e a perda de peso.

A batata doce é um alimento excepcionalmente nutritivo. Com alto teor de carotenoides, são uma ótima fonte de vitamina A , o que é excelente para a saúde dos olhos e da pele, elas têm propriedades antioxidantes, antienvelhecimento e também tem sido associada à prevenção do câncer.

Além disso , as batatas doces são ricas em uma ampla gama de vitaminas B , incluindo B1, ou tiamina, B2 e B3, riboflavina e niacina, respectivamente, bem como B5 e B6.

Uma equipe de pesquisadores, liderada pelo Dr. Koji Ishiguro da Organização Nacional de Pesquisa de Agricultura e Alimentos no Japão, buscava maneiras de reutilizar as águas residuais resultantes do processamento de batatas-doces em escala industrial. Como tal, eles pensaram em testar seu valor nutricional e efeitos dietéticos.batata doce

Impacto ambiental do uso industrial de batata-doce

De acordo com a pesquisa, as batatas-doces são uma das culturas alimentares mais importantes do mundo. Sua produção é estimada em 105 milhões de toneladas a cada ano em todo o mundo e 95% dessa produção é cultivada em países em desenvolvimento.

As batatas doces são muito adequadas para o processamento devido ao alto teor de amido. Ela é usada atualmente para produzir farinha, pães, doces, pectina, licores e outros produtos derivados do amido. No Brasil o beneficiamento industrial ainda é muito pequeno sendo que a maior parte do consumo é na forma cozida. Mesmo assim esse estudo abre uma enorme perspectiva para quem se preocupa em manter a saúde e a boa forma.

No Japão, cerca de 15 por cento da batata doce é utilizada para produzir produtos derivados do amido, bem como alimentos processados ​​e aguardentes destilados.

O resultado é uma grande quantidade de águas residuais que contém resíduos orgânicos e geralmente é descartada em rios e oceanos. Isso poderia causar sérios problemas ambientais.

Uma vez que as águas residuais também contêm proteínas, o Dr. Ishiguro e a equipe decidiram investigar seus efeitos na digestão em camundongos.

As proteínas encontradas na água da batata-doce têm efeitos de emagrecimento em ratos

Os pesquisadores alimentaram três grupos de dietas ricas em gorduras de ratos. Um dos grupos recebeu a proteína do peptídeo da batata doce em uma concentração elevada, outro grupo em baixa concentração e o terceiro grupo não recebeu a água.

Após 28 dias, pesquisadores pesaram os ratos e fizeram uma série de medidas. Examinaram a massa hepática e mediram o tecido adiposo, os níveis de colesterol e os níveis de triglicerídeos. Os cientistas também mediram os níveis de leptina e adiponectina, que regulam o metabolismo do organismo e desempenham um papel fundamental na obesidade e na síndrome metabólica.

Os ratos que alimentaram níveis mais elevados do peptídeo da água da batata-doce apresentaram peso corporal e massa hepática significativamente menores.

Estes ratos também apresentaram níveis mais baixos de colesterol e triglicerídeos, bem como níveis mais elevados dos hormônios metabólicos leptina e adiponectina.

Os resultados sugerem que essa água suprime o apetite agindo diretamente no sistema nervoso e controla o metabolismo lipídico em camundongos.

Pesquisas adicionais são necessárias para ver se os mesmos efeitos se aplicam aos seres humanos, mas o Dr. Ishiguro diz que os resultados são “muito promissores”.

“Ficamos surpresos com o fato da água de batata-doce ter reduzido os níveis de moléculas de gordura nos camundongos e que parece estar envolvido no controle de moléculas de supressão de apetite. Esses resultados são muito promissores, fornecendo novas opções para usar esta água residual em vez de descartá-la”.

Daniel Pereira é Biólogo formado pela Unesp e é um dos editores do site Planeta Biologia.

Artigos relacionaso:

Os 10 Benefícios do Açaí para Saúde
Quem diria que a frutinha essencialmente brasileira, roxa e oriunda dos açaizeiros pudessem trazer p...
O que pode ser mais doce do que mel?
Esses dias eu estava assistindo um documentário de medicina alternativa e falaram sobre o mel, e ach...
Qual é o período mais fértil de uma mulher?
As mulheres que planejam engravidar precisam ficar atentas à saúde e a algumas mensagens do corpo pa...
5 exercícios para emagrecer em casa
A “preguiça” é uma das principais desculpas de quem quer perder peso mas não quer ter que frequentar...
Exercícios para evitar dor nas costas 15 minutos por dia
Deite-se de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão (A). Com ambas as mãos, puxe um...
Como aumentar as chances de gravidez?
Como aumentar as chances de gravidez? Uma pesquisa publicada através da American Society for Reprodu...
Cinco alimentos que ajudam a secar a barriga
Com a chegada do verão, a luta para eliminar as gorduras é quase uma guerra para muitas mulheres. A ...
Gorduras Trans: como evitar?
Em função da correria do dia a dia, fica cada vez mais difícil nos alimentarmos de forma saudável e ...
Os benefícios do mel para saúde
Geralmente associamos os benefícios do mel para saúde unicamente ao alívio da dor de garganta, e é q...
Atividade física para combater a obesidade
Uma doença crônica muito presente na população, a obesidade é um problema causado não somente por há...
A natação é uma atividade que queima muitas calorias
A natação é uma atividade que queima muitas calorias, suporta seu peso, cria força e resistência mus...
Gengibre em conserva
O gengibre é uma raiz que provém do oriente e chegou ao Brasil há muitos anos, quando o comércio de ...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.