Benefícios potenciais da água do cozimento da batata-doce

Uma pesquisa publicada no jornal Heliyon, sugere que a água utilizada para cozinhar batatas doces podem ter efeitos de emagrecimento e ajudar na regulação e funcionamento do sistema digestório.

As batatas doces são surpreendentemente saudáveis e nutritivas. Além disso, novas pesquisas sugerem que mesmo a água utilizada para cozinhar a batata doce pode ajudar com a digestão e a perda de peso.

A batata doce é um alimento excepcionalmente nutritivo. Com alto teor de carotenoides, são uma ótima fonte de vitamina A , o que é excelente para a saúde dos olhos e da pele, elas têm propriedades antioxidantes, antienvelhecimento e também tem sido associada à prevenção do câncer.

Além disso , as batatas doces são ricas em uma ampla gama de vitaminas B , incluindo B1, ou tiamina, B2 e B3, riboflavina e niacina, respectivamente, bem como B5 e B6.

Uma equipe de pesquisadores, liderada pelo Dr. Koji Ishiguro da Organização Nacional de Pesquisa de Agricultura e Alimentos no Japão, buscava maneiras de reutilizar as águas residuais resultantes do processamento de batatas-doces em escala industrial. Como tal, eles pensaram em testar seu valor nutricional e efeitos dietéticos.batata doce

Impacto ambiental do uso industrial de batata-doce

De acordo com a pesquisa, as batatas-doces são uma das culturas alimentares mais importantes do mundo. Sua produção é estimada em 105 milhões de toneladas a cada ano em todo o mundo e 95% dessa produção é cultivada em países em desenvolvimento.

As batatas doces são muito adequadas para o processamento devido ao alto teor de amido. Ela é usada atualmente para produzir farinha, pães, doces, pectina, licores e outros produtos derivados do amido. No Brasil o beneficiamento industrial ainda é muito pequeno sendo que a maior parte do consumo é na forma cozida. Mesmo assim esse estudo abre uma enorme perspectiva para quem se preocupa em manter a saúde e a boa forma.

No Japão, cerca de 15 por cento da batata doce é utilizada para produzir produtos derivados do amido, bem como alimentos processados ​​e aguardentes destilados.

O resultado é uma grande quantidade de águas residuais que contém resíduos orgânicos e geralmente é descartada em rios e oceanos. Isso poderia causar sérios problemas ambientais.

Uma vez que as águas residuais também contêm proteínas, o Dr. Ishiguro e a equipe decidiram investigar seus efeitos na digestão em camundongos.

As proteínas encontradas na água da batata-doce têm efeitos de emagrecimento em ratos

Os pesquisadores alimentaram três grupos de dietas ricas em gorduras de ratos. Um dos grupos recebeu a proteína do peptídeo da batata doce em uma concentração elevada, outro grupo em baixa concentração e o terceiro grupo não recebeu a água.

Após 28 dias, pesquisadores pesaram os ratos e fizeram uma série de medidas. Examinaram a massa hepática e mediram o tecido adiposo, os níveis de colesterol e os níveis de triglicerídeos. Os cientistas também mediram os níveis de leptina e adiponectina, que regulam o metabolismo do organismo e desempenham um papel fundamental na obesidade e na síndrome metabólica.

Os ratos que alimentaram níveis mais elevados do peptídeo da água da batata-doce apresentaram peso corporal e massa hepática significativamente menores.

Estes ratos também apresentaram níveis mais baixos de colesterol e triglicerídeos, bem como níveis mais elevados dos hormônios metabólicos leptina e adiponectina.

Os resultados sugerem que essa água suprime o apetite agindo diretamente no sistema nervoso e controla o metabolismo lipídico em camundongos.

Pesquisas adicionais são necessárias para ver se os mesmos efeitos se aplicam aos seres humanos, mas o Dr. Ishiguro diz que os resultados são “muito promissores”.

“Ficamos surpresos com o fato da água de batata-doce ter reduzido os níveis de moléculas de gordura nos camundongos e que parece estar envolvido no controle de moléculas de supressão de apetite. Esses resultados são muito promissores, fornecendo novas opções para usar esta água residual em vez de descartá-la”.

Daniel Pereira é Biólogo formado pela Unesp e é um dos editores do site Planeta Biologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Você Precisa Emagrecer?
Dieta para emagrecer em 7 dias: passo a passo
  • Perca até 5kg em 7 dias
  • Cardápio para os 7 dias
  • Receitas fáceis com passo a passo
Dieta para emagrecer em 7 dias: passo a passo

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber O Cardápio da dieta grátis em seu e-mail!