Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1479512799
Vida do cache: 1480808799
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Câncer e obesidade

É extenso o estudo sobre a relação que a obesidade apresenta com o câncer, sendo reconhecida como um fator de risco a saúde pela medicina moderna. Embora não se conheça exatamente como, nem se existe uma razão única, a alteração de hormônios sexuais e níveis de insulina, entre outras alterações do nosso organismo, são indícios da responsabilidade da obesidade por um câncer.

Atualmente cerca de 30% da população mundial é classificada acima do peso e, de acordo com a revista científica Lancet, mais de metade das mulheres e homens brasileiros estão nesta categoria. Conforme a pesquisa, nenhuma nação está conseguindo direcionar a área de saúde para dar conta do problema. A saúde mundial lida com uma população cada vez mais sedentário e consumidora de uma alimentação excessivamente calórica.

Aonde a obesidade ataca

Partes do corpo que a obesidade aumenta o risco de câncer: cólon, rim, esôfago, fígado, mama, endométrio e intestino grosso. Algumas evidências já foram levantadas também sobre a relação da obesidade com o câncer de pâncreas, de ovário e de vesícula biliar. Alguns destes casos são mais perigosos para a saúde de um gênero específico, como é o caso do câncer de intestino grosso, cujo aumento de risco é ligado a obesidade masculina.

infográfico obesidade

infográfico obesidade

Existem outras relações: após a menopausa as mulheres com obesidade demonstram ter uma chance maior de desenvolverem o câncer de mama do que as de peso mediano. A relação que este tipo de câncer tem com o aumento de peso de uma pessoa são assustadores: 62% a mais de chance de desenvolver o câncer para cada 5 kg/m² acima do que Índice de Massa Corporal classifica como alguém de peso saudável. Não poderia haver uma relação mais direta da obesidade com o perigo para a saúde de um indivíduo.

Opções para uma boa saúde

É muito importante que a pessoa com obesidade compreenda que está numa situação de risco a sua própria saúde, mas também que dispõe de todas as ferramentas necessárias para manter uma boa saúde, longe do câncer e de outras enfermidades. Uma orientação alimentar adequada com um nutricionista é sempre indicada quando não se possui dúvidas quanto a qualidade e quantidade do que se deve comer. Além de ajudar com a perda de peso, o profissional vai procurar saciar suas necessidades nutricionais com alimentos indicados para uma boa saúde e criar uma regularidade com suas refeições através de uma tabela alimentar.

Muitos possuem o conhecimento, mas carecem da força de vontade, portanto um compromisso com um psicólogo pode ajudar a lidar com a obesidade, evitando um câncer e outros problemas de saúde. É também um espaço para conversar e se abrir sobre um momento difícil e complicado de readaptação: todos sabemos como a comida é um prazer difícil de ser negado, e não são poucos os que já se culparam por não ter declinado aquele convite para comer uma pizza ou churrasco. Psicólogos também estão relacionados com a cirurgia bariátrica, pois realizam o exame necessário dos pacientes que desejam ser operados.

Recomendados Para Você:

4 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.