Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Depressão sazonal

Se você é uma pessoa que se preocupa com a saúde, certamente já ouviu falar em depressão sazonal, pois é uma doença que prejudica a saúde de um número incontável de indivíduos ao redor do mundo. A depressão sazonal tem uma característica atípica, quando comparada a outras mazelas que atingem a saúde: ela costuma aparecer em uma época específica do ano, no caso, no inverno.

Quando chega a estação mais fria, muitas pessoas sofrem com as gripes, resfriados e, até mesmo, problemas de circulação. É por isso que há quem diga que o calor faz bem para a saúde! E a depressão sazonal é outra doença que aparece quando o sol vai embora e os dias começam a ficar mais escuros e gelados. É comum que as pessoas sintam mais preguiça de sair e socializar nos dias frios, e até se sintam mais tristes. No entanto, é preciso ficar atento, para que a depressão sazonal não se prolongue pelas estações posteriores.

Depressão sazonal

Depressão sazonal

Os sintomas típicos da depressão sazonal, que influenciam na saúde e qualidade de vida, incluem excesso de sono, dificuldade além do normal para se levantar de manhã, diminuição da libido, aumento do apetite com vontade de comer doces e massas, dificuldade de realizar tarefas normais, piora da TPM (no caso das mulheres), isolamento social e outros. Tudo isso associado ao frio e a diminuição da luminosidade constituem a depressão sazonal.

Normalmente, quem sofre de depressão sazonal pode ter sérios prejuízos para a saúde, pois os sintomas se repetem todos os anos e, em alguns casos, continuam na primavera, verão, e acabam evoluindo para um quadro depressivo mais sério. Por isso, para não permitir que a chegada do inverno abale a sua rotina e a sua saúde, é fundamental procurar um médico para fazer um tratamento que elimine a depressão sazonal.

O tratamento da depressão sazonal costuma ser feito por um médico psiquiatra, e consiste, basicamente, na fototerapia (terapia com luz), que pode ser realizada tanto isoladamente ou ser combinada com medicamentos antidepressivos, para que a saúde do paciente se reestabeleça o mais rápido possível. Como a depressão sazonal está relacionada com os dias menos luminosos, a fototerapia acaba sendo a parte mais importante do tratamento para esse caso.

No combate à depressão sazonal, a fototerapia consiste em expor o paciente a uma luz brilhante bem clara e sem radiação ultravioleta, por curtos períodos do dia. O efeito não é recebido pelos olhos, mas sim, pela pele, desse modo, é necessário que o paciente permaneça com os olhos abertos, embora não precise necessariamente ficar olhando diretamente para a luz. Essa exposição pode ser feita por meia hora no período da manhã, ou ser dividida entre manhã e tarde.

Lembre-se de que, mesmo no inverno, você precisa continuar levando uma vida normal e com saúde, por isso, se perceber que o desânimo e a falta de disposição estão acima do comum, procure um médico. Não permita que uma estação do ano prejudique a sua saúde e o seu bem-estar, depressão sazonal tem tratamento!

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.