Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

A diferença entre os alimentos prebióticos e os probióticos

Uma alimentação que faz bem à saúde tem a capacidade de promover inúmeros benefícios ao organismo e, por conta disso, são chamados de alimentos funcionais. Os alimentos prebióticos e os probióticos fazem parte desse grupo, pois trata-se do tipo de comida que não pode faltar no cardápio de quem deseja ter uma saúde de ferro!

No entanto, a maioria das pessoas ainda não sabem todos os benefícios que uma boa alimentação pode trazer à vida saudável. Embora os nomes não sejam tão conhecidos assim, existem algumas diferenças entre os alimentos prebióticos e os probióticos.

alimentos prebióticos

alimentos prebióticos

Quais são os alimentos prebióticos e quais benefícios promovem para a saúde?

Os alimentos prebióticos são compostos por fibras que não são digeridas pelo nosso organismo, porém servem de alimento para as bactérias que vivem no intestino de forma benéfica. A cebola, o alho, o tomate, a banana, a cevada, a aveia, o trigo, o mel e a cerveja são alguns dos exemplos de alimentos que possuem a função probiótica. Ou seja, trata-se de uma alimentação que faz bem à flora intestinal e ao bom funcionamento da saúde. Como possui fibras indigeríveis, os prebióticos são excelentes para as pessoas que sofrem de constipação, mal funcionamento do intestino, diarreias, além de estimular o número de bactérias benéficas do organismo, promovendo a saúde.

De acordo com alguns estudos, os prebióticos inibem a absorção das gorduras e facilitam a absorção do cálcio, do ferro, do zinco e do magnésio no organismo. Maçã, aspargos e a alcachora são outros dos exemplos de alimentos que fazem bem à saúde e são prebióticos. Esse tipo de alimento, ainda, auxilia no sistema imune, atuando em conjunto com os probióticos, e ajuda no bem-estar do intestino, além de ser responsável por reduzir a absorção de gorduras e açúcares.

Quais são os alimentos probióticos e quais benefícios promovem para a saúde?

Atuando no organismo de forma diferente dos alimentos prebióticos citados acima, os alimentos probióticos podem ser encontrados nos iogurtes e nos leites fermentados, que contém um, ou mais, micro-organismos vivos, como as bifidobactérias e os lactobacilos. Pois, quando são consumidos, esses micro-organismos vivos se dirigem para a região gastrointestinal e urogenital, auxiliando no funcionamento da saúde dessa região do corpo. A principal função dos probióticos é a de colonizar e proteger as paredes do intestino humano, bloqueando os micro-organismos patogênicos, que causam danos à saúde, e também a entrada de moléculas alergênicas.

Baseado em pesquisas, acredita-se que a presença dos probióticos no organismo pode evitar a formação de responsáveis pelo câncer de cólon, além de auxiliar na ocorrência da absorção dos nutrientes no organismo, como o ferro, o cálcio e as vitaminas do complexo B. O consumo dos probióticos também pode ser feito através de suplementos, com a indicação de um médico ou nutricionista. Os médicos também aconselham que o consumo dos probióticos seja diário, como forma de garantir uma defesa completa para o intestino. Para melhorar ainda mais no funcionamento da saúde, é indicado, também, que os alimentos prebióticos sejam consumidos, em conjunto.

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.