website statistics

Eflúvio telógeno – perda de cabelo

O que é? O eflúvio telógeno é a perda intensa de cabelos que estão no período telógena. Podem ser diversos os motivos que determinam o princípio do eflúvio telógeno, tal como: pós-parto, suspensão do uso de pílulas anti-concepcionais por outra forma de reposição hormonal, infecções e doenças acompanhadas de febre alta, traumas físicos e/ou emocionais, pós-operatório, doenças do tireóide, e deficiências nutricionais.

Frequentemente a perda de cabelos começa 2 a 4 meses posteriormente ao fator desencadeante, tendo como exemplo, depois do parto, um dos motivos mais frequentes. A queda pode ser muito intensa assustando a pessoa que se vê perante uma grande número de fios de cabelos soltos depois de penteá-los, ao longo da lavagem ou no travesseiro, ao despertar pela manhã.

Considerando-se que a perda de cerca de até 100 fios por dia é considerada natural, o número de fios que caem deve ser maior que este. A enfermidade não se acompanha de qualquer outro sintoma, mas pode estar associada a outras doenças, como a dermatite seborreica que, quando intensa, similarmente pode ser um aspecto desencadeante do eflúvio telógeno.

eflúvio telógeno

Geralmente, a perda dos cabelos se resolve espontaneamente em 3 a 6 meses. Se persistir por um tempo maior do que este, algum fator não diagnosticado pode estar mantendo o eflúvio ativo.

O tratamento consiste na revisão das causas, no momento em que forem detectadas deficiências alimentares ou modificações emocionais. Dietas ricas em proteínas e certas vitaminas vão auxiliar. Deve-se controlar doenças que estejam associadas. O dermatologista inclusive podem indicar remédios para serem aplicados diretamente no couro cabeludo, objetivando moderar o processo e impulsionar o crescimento de novos fios.

vencendo-a-calvice
Clique aqui para ver o vídeo ←

É fundamental lembrar que a perda ocorre rápido mas o desenvolvimento de um novo fio é vagaroso, crescendo cerca de 1cm a 2cm por mês. Por isso, a consequência terapêutico o ser esperado é a volta da perda o um número de até 100 fios por dia. A recuperação e crescimento dos pelo vai ser percebida de forma gradativa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.