Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Garganta inflamada o que fazer?

Quando alguma coisa está errada com o nosso organismo, logo ele nos responde com uma inflamação. O que ela significa? É uma proteção do nosso próprio organismo contra algumas condições, como lesões que ocorrem aos tecidos do nosso corpo. Entre essas respostas, temos a garganta inflamada, um simples resfriado, a amigdalite, gripe, laringite e assim por diante, sendo todas essas inflamações consideradas “leves”.

No que diz respeito à garganta inflamada, ela geralmente é a opção que ataca a nossa saúde durante os dias de ar mais seco, presente principalmente no inverno, ou então proporcionado pelo ar frio dos aparelhos condicionadores de ar.

Além disso, ela também costuma acontecer quando já estamos com alguma outra infecção, como é o caso de uma amigdalite, faringite ou laringite. Por outro lado, um simples resfriado ou uma gripe também podem ser cruciais para ocasionar a infecção. Em casos mais raros, a própria ingestão de bebidas alcoólicas de forma exagerada ou quando temos refluxo de algum alimento ocorrendo pela garganta podem também ser motivos para uma garganta inflamada.

A garganta inflamada realmente incomoda, e para alguns, causa bastante indisposição, fraqueza e mal estar. Por mais chata que essa inflamação possa ser para a nossa saúde e para a convivência no dia a dia, tratá-la pode não ser assim tão difícil.

Garganta inflamada

Principais sintomas de Garganta inflamada

Não é difícil perceber que a nossa garganta está inflamada. Os sintomas são bem específicos e a dorzinha no lugar estratégico da garganta/amígdalas já nos deixa sabendo que ela está por vir. A tosse seca, assim como a dificuldade no momento de engolir alimentos e a irritação das narinas com facilidade são alguns dos principais sintomas dessa infecção.

Porém, assim como toda e qualquer infecção, ela pode se agravar e se tornar ainda mais séria, principalmente quando se torna uma infecção de laringite ou então de amigdalite, que em alguns casos precisa do tratamento exclusivo por meio de antibióticos para a cura.

A dor de garganta é a primeira a afetar a nossa saúde quando estamos com a garganta inflamada, e por isso, pode ser bem comum sentir dores tanto no momento de engolir alimentos como também na hora de falar. Por outro lado, a garganta do indivíduo pode ganhar um aspecto inchado e ficar muito vermelha.

O desconforto vem lado a lado com uma tosse bem irritativa e seca, além de ínguas que podem surgir no pescoço (principalmente nos casos de amigdalite) e até mesmo mau hálito.

Em casos mais extremos e duradouros, a garganta inflamada pode ser ainda mais prejudicial à saúde, ocasionando febres que pode ser tanto inferior a 38 graus, como as infecções que são causadas pelos vírus, ou então febres acima de 38 graus, que são aquelas que ocorrem quando a infecção foi causada por uma bactéria.

Tratamento para garganta inflamada

Por mais que a garganta inflamada seja bastante incômoda e nos deixe confusos sobre como agir, devemos destacar que o tratamento dessa infecção pode ser mais simples do que você imagina: grande parte do mesmo pode ser realizado em casa, de forma simples, levando o caso para um médico só em situações mais extremas e em que os primeiros cuidados não surtam efeitos.

Uma das formas mais eficazes de cuidar da sua saúde tratando a garganta inflamada é por meio do gargarejo com bicarbonato. Basta fazer uma solução com uma colher do bicarbonato de sódio com água mais morna e pronto: gargarejar. Só o fato de fazer isso entre três e quatro vezes por dia já pode acabar com o incômodo e com as dores da garganta inflamada.

Se preferir, em vez de fazer o gargarejo de bicarbonato de sódio você pode também optar pela água morna com sal. Basta colocar meia colher dessa solução com um copo de água morna e gargarejar por aproximadamente 40 segundos. É possível fazer isso duas vezes por dia, em diferentes horários. Com substâncias antimicrobianas, o sal remove os micro-organismos da garganta e dá um up na saúde.

Outra opção caseira para eliminar a garganta inflamada é tomando o chá de gengibre. O gengibre é extremamente rico em vitaminas C, ideais para recompor a saúde e o bem-estar do indivíduo, ao mesmo tempo em que também conta com propriedades antioxidantes. Por isso, tomar o chá duas vezes ao longo do dia pode acabar com a irritação. E para fazê-lo é simples: basta picar dois centímetros de gengibre em pequenas rodelas e ferver com água. Depois, basta coar e adoçar com mel. O ideal é tomar o chá assim que ele ficar pronto.

O chá de limão com mel também se torna uma ótima opção para recompor a saúde e a disposição do indivíduo. Além disso, para os que preferirem, é possível tomar esse chá e adicionar um único centímetro de gengibre.

Algumas ervas naturais também podem ajudar no caso de garganta inflamada, como é o caso da sálvia, da malva ou alteia. Basta adicionar uma única colher de sopa dessa erva (qualquer uma delas) em uma xícara de água já fervente, esperar para esfriar um pouco, até para não machucar a garganta, e depois ingerir.

Tomar alguns cuidados com a própria alimentação também podem dar uma melhorada na sua saúde o quanto antes, já que alguns alimentos acabam agredindo ainda mais a nossa garganta quando ela já está irritada.

Assim, o primeiro passo é manter a hidratação do corpo, tomando muita água e chás. Por outro lado, os alimentos mais leves e moles devem ser priorizados, como é o caso dos purês de frutas, os líquidos, caldos e demais sopas.

Não respirar pela boca pode ser realmente difícil, porém, é essencial que você tome esse cuidado para não tornar mais grave a garganta inflamada e prejudicar a sua saúde.

Por fim, se mesmo com todos esses cuidados a sua garganta persistir irritada, o melhor a ser feito é consultar um médio especialista. Este por sua vez certamente irá lhe receitar um medicamento antibiótico, que pode ser o Ibuprofeno, amoxicilina ou então a penicilina, que são os remédios mais conhecidos e populares para o tratamento de garganta inflamada.

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.