Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Gravidez fora do período fértil, é possível?

O período fértil é o momento em que a ovulação ocorre e um óvulo se mantém fértil para ser fecundado por um espermatozoide. O período mais propenso para que a fecundação ocorra acontece durante poucos dias no mês, sendo que o óvulo só permanece preparado por um período de 12h a 24h depois da fecundação.
Apesar do período em que a gravidez ocorre ser muito restrito, não são poucas as mulheres que enfrentam uma gestação indesejada, o que mostra que é possível ficar grávida em outras circunstâncias e o fenômeno não é tão raro assim. Embora as chances sejam menores, o ideal é sempre se prevenir com camisinha ou outros métodos contraceptivos.
Além disso, ficar atenta nas datas do período fértil é muito importante para tomar mais cuidado nesta época. O período fértil ocorre após 14 dias em que a menstruação começou a descer. Além de ficar de olho no calendário, vale também cuidar alguns sintomas, como um corrimento com aspecto de clara de ovo que desce quando a mulher está fértil.

Gravidez fora do período

Gravidez fora do período

Ovulação por adrenalina

Uma das causas de gravidez fora do período fértil é quando ocorre uma ovulação movida por adrenalina. Ou seja, quando a mulher passa por momentos intensos durante o sexo, é possível que ocorra uma ovulação inesperada e o óvulo seja fecundado, resultando em uma gravidez fora do período.
É muito difícil saber quando esse fenômeno pode ocorrer e, por isso, quem não usa nenhum método contraceptivo acaba aumentando as chances de gravidez. Para ter certeza que não irá ocorrer, o ideal é usar camisinha em qualquer época, mesmo que esteja muito longe do período fértil.

Tempo de vida dos espermatozoides

Outra possibilidade que também resulta em gravidez indesejada é quando o espermatozoide sobrevive no corpo feminino. É possível que a substância permaneça viva por vários dias, até que a ovulação ocorra e esse espermatozoide encontre um óvulo fértil para fecundar. Essa outra causa também é comum e muito difícil de fazer alguma prevenção sem o uso de métodos contraceptivos.

Quais os riscos?

Há quem diga que é muito raro que a gravidez ocorra fora do período fértil, porém, o fenômeno é a causa de muita gestação indesejada e pode ser mais fácil em quem tem vida sexual muito ativa. Quem faz sexo com muita frequência acaba se expondo a riscos maiores, mesmo que cuide corretamente as datas do período fértil.
Por isso, a gravidez fora do período fértil deve ser uma preocupação para qualquer mulher, embora os riscos variem de acordo com a circunstância. Para evitar que ocorra, o melhor é ainda usar a pílula anticoncepcional, camisinha ou outro método contraceptivo que garanta segurança para prevenir a gravidez.
Porém, não esqueça que o único método que traz segurança de verdade é a camisinha, pois os medicamentos não previnem a contração de doenças sexuais, por exemplo. Para quem tem mais de um parceiro ativo, o ideal é sempre usar camisinha para garantir também a segurança do organismo contra doenças e infecções.

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.