Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

HPV o que é e os sintomas

O Papilomavírus Humano, conhecido popularmente como HPV, trata-se de uma doença sexualmente transmissível (DST) que provoca o surgimento de verrugas genitais. De acordo com médicos e especialistas, atualmente existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que a doença afeta milhares de brasileiros todos os anos e, nos casos mais sérios, pode contribuir para o surgimento de câncer, como o câncer de útero e de ânus.

No Brasil, o HPV é uma doença considerada comum, devido à quantidade de afetados diagnosticados todos os anos, sendo que o problema nem sempre apresenta sintomas. Boa parte dos infectados costuma perceber o transtorno de saúde apenas quando as verrugas aparecem no pênis, ânus ou vagina. Porém, é essencial que o diagnóstico seja realizado o quanto antes para que a pessoa seja afetada o mínimo possível.

hpv

hpv

O que é o HPV?

A DST é causada pelo Papilomavírus Humano (HPV), um grupo de vírus que causa infecção nas genitais e culmina no surgimento de verrugas, sendo que nos homens é mais comum que apareçam na glande (a cabeça do pênis) e no ânus, enquanto nas mulheres as verrugas aparecem na vagina. O HPV é uma infecção a qual o portador dela transmite a outras pessoas através do sexo sem proteção. Sendo assim, as verrugas podem surgir, também, na boca.

Outras possibilidades de transmissão do HPV são: a vertical, ou seja, quando o feto é infectado ao entrar em contato com o vírus o qual a mãe é portadora; ou quando há a utilização de objetos ou materiais infectados pelo grupo de vírus. O HPV pode se espalhar rapidamente pelos órgãos genitais e é um precursor de vários tipos de câncer, como o de colo de útero, peniano e anal.

Quais são os sintomas do HPV?

O principal sintoma do HPV se relaciona ao surgimento de condiloma acuminado, que nada mais são do que as verrugas genitais. No caso dos homens, o HPV pode ser mais facilmente diagnosticado devido à anatomia do órgão genital masculino, que permite que as lesões sejam verificadas com mais facilidade.

Em alguns casos, no entanto, não há sintoma algum que indique a ocorrência do HPV, mas a pessoa, mesmo assim, está infectada. As verrugas, por sua vez, costumam ter um aspecto de couve-flor, aparecendo na pele e nas mucosas nos tamanhos mais variáveis, podendo se espalhar rapidamente.

Quais são os tratamentos para o HPV?

Ao perceber os sintomas, é recomendando que a pessoa procure imediatamente um centro de saúde para começar o tratamento com acompanhamento médico, já que o HPV pode resultar em doenças ainda mais sérias como os tumores malignos e câncer. Nos postos de saúde de todas as regiões do Brasil é possível tomar a vacina contra o HPV, eficiente na prevenção da doença.

O HPV também pode ser eliminado de forma espontânea, sem que haja tratamento. Porém, é extremamente importante que, ao perceber os sintomas, a pessoa procure auxílio médico. Diagnosticado o HPV, os tratamentos envolvem a utilização de remédios, pomadas, cremes e diversos tipos de cirurgias para a remoção das verrugas.

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.