Jejum Intermitente Cardápio
Uma das maiores vantagens da adoção do jejum intermitente como dieta é o cardápio! Os alimentos que são permitidos e que têm o consumo incentivado nessa forma de se alimentar são fáceis de encontrar e possuem preços acessíveis.
Para te auxiliar a perder peso de maneira saudável com o jejum intermitente, confira as dicas de refeições que podem ser feitas nas janelas em que você está se alimentando.
RECOMENDADO: Assista a uma apresentação que mostra 3 SEGREDOS para EMAGRECER com Jejum, assista ao vídeo abaixo e confira
➤ Clique Aqui e Conheça o Método e descubra mais SEGREDOS do EMAGRECIMENTO com Jejum
Cardápio de baixas calorias – Jejum Intermitente
- Café da manhã
Consuma uma fruta fresca e uma xícara de chá verde ou café sem açúcar.
- Almoço
Salada com proteína magra, regada com uma colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de linhaça e vinagre balsâmico.
Consuma também uma xícara de chá verde sem adoçar.
- Lanche
1 iogurte natural com uma maçã ou outra fruta fresca e uma xícara de chá verde.
- Jantar
1 peito de frango grelhado com legumes e verduras crus ou cozidos de sua preferência.
1 xícara de chá verde sem adoçar.
Cardápio de calorias moderadas
- Café da manhã
2 ovos mexidos;
1 fruta fresca de sua preferência;
1 xícara de chá verde ou café sem adoçar;
- Almoço
Peito de frango assado ou grelhado;
Salada de legumes variados, crus ou cozidos e temperados com azeite de oliva;
3 colheres de sopa de arroz integral;
1 xícara de chá verde sem adoçar;
- Lanche
1 cookie integral e uma xícara de chá verde ou café sem adoçar;
- Jantar
1 bife de carne vermelha magra grelhado;
Salada de sua preferência temperada com vinagre balsâmico e azeite de oliva;
Cardápio de apenas duas refeições
- Café da manhã (8h)
1 copo de leite desnatado e 1 fatia de pão integral com uma porção pequena de manteiga;
- Jantar (20h)
Peito de frango salteado com legumes e uma laranja;
Vale a pena ressaltar que não são todas as pessoas que conseguirão fazer 4 refeições mantendo a dieta do jejum intermitente, porque isso irá depender do protocolo de jejum que você adotou.
Esses cardápios são pensados para que você possa se nortear de como temperar os alimentos, e quais são boas opções de combinações saudáveis para que sua alimentação não fique monótona ou sem graça.
O que evitar?
Ao quebrar o jejum é preciso evitar alimentos que tenham alto índice glicêmico, como o caso de: abacaxi, manga, banana.
Após o período do jejum se o seu desejo é emagrecer, você deve evitar o consumo de álcool, doces, frituras e alimentos refinados.
Lembre-se que nas janelas de alimentação as refeições devem priorizar alimentos que ofereçam saciedade prolongada e baixo índice glicêmico.
Durante o período de jejum o consumo de água, café e chá sem adoçante é totalmente liberado, aliás, é extremamente importante que você não deixe de consumir o mínimo de 2 litros de água durante o dia.
O jejum é a privação de alimentos por um determinado período de horas, o consumo de água deve se manter regular para preservação da sua saúde.
Quebrando o jejum
Independente do horário do dia, sempre que você for fazer a primeira refeição para quebrar o jejum, deverá ter cuidado para se alimentar na quantidade correta e com alimentos de baixo índice glicêmico, para evitar picos de insulina no sangue.
Acontece que devido ao jejum sua taxa de insulina estará baixa, e provocar picos de insulina acaba fazendo o efeito contrário ao desejado, uma vez que esses picos contribuem para o acúmulo de gordura e ganho de peso.
Por isso, nas suas refeições sempre prefira: proteínas com pouca gordura como peito de frango e carnes magras, legumes e verduras in natura, frutas com casca para aumentar a ingestão de fibras, cereais integrais, inhame, cará e mandioca.
Os praticantes de jejum intermitente não devem exceder o consumo de 500 calorias diárias para mulheres e 600 calorias diárias para homens.
E se você faz exercícios físicos deve preferir ir para a academia após a quebra do jejum, evitando a realização de treinos em jejum que podem provocar desconfortos e que não irão oferecer o mesmo desempenho físico quando comparado ao seu desempenho após se alimentar.
Tenha cuidado
Pessoas diabéticas, hipertensas, mulheres grávidas ou que estão amamentando, idosos e crianças não devem adotar o jejum intermitente como prática alimentar.
A restrição calórica em períodos prolongados pode provocar problemas de saúde para pessoas pertencentes a esses grupos.
Caso você esteja em um desses grupos e deseje perder peso de maneira saudável o ideal é procurar ajuda nutricional!
A prática de jejum intermitente é muito mais que uma dieta, sendo uma filosofia de vida. Se você perceber que não se adapta a essa forma de se alimentar, e que os períodos de jejum se tornam uma verdadeira tortura, a melhor maneira de lidar com isso é procurando uma alimentação eu se adeque as suas reais necessidades.
A alimentação deve nos proporcionar energia e vitalidade e não sofrimento!
Obrigada pelas dicas!!