O que é a Anemia? Causas – Tipos de anemia – Sintomas de anemia

A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição extrema de glóbulos vermelhos no sangue, ou pela queda na quantidade de hemoglobina na corrente sanguínea. A palavra “anemia”, tem origem grega, e tem relação com um termo que significa “falta de sangue”, porém a doença não quer dizer necessariamente a diminuição no volume de sangue, pois ele não é composto unicamente de glóbulos vermelhos, também existem os glóbulos brancos, o plasma e outros componentes.

A deficiência de hemoglobina e glóbulos vermelhos no organismo acarreta diversos problemas, pois essas são as células sanguíneas responsáveis por carregar o oxigênio dos pulmões para as demais regiões do corpo humano.

Causas

AnemiaA anemia é um quadro cujas causas podem ser variadas e em graus diferentes. Apesar de o problema ter relação direta com a deficiência de um tipo específico de elemento no sangue, é possível que pacientes possuam formas distintas da doença.

Existe um tipo de anemia crônica, geralmente relacionado com a má formação dos glóbulos vermelhos, ou da hemoglobina. O quadro está comumente ligado a problemas hereditários, de fundo genético.

Há também os quadros da doença provocados por dietas pobres em nutrientes, são os casos de anemias adquiridas, muito comuns em regiões sem acesso à alimentação variada e saudável. Estas condições podem ocorrer até mesmo em pacientes que consomem grandes porções de comida, mas sem a quantidade de nutrientes necessária.

O quadro de anemia aguda acontece quando ocorre a perda de um grande volume de sangue. São comuns em pacientes que passaram por cirurgias, ou sofreram acidentes graves.

Tipos de anemia

Por ser um quadro clínico de origens diversas, a doença recebe classificações distintas dentro do da generalização da palavra anemia. Por exemplo, existem anemias do tipo falciforme, hemoglobinopatia DR, hemoglobinopatia ES e hemoglobinopatia CA, que possuem relação direta com a má formação da hemoglobina, a síndrome, nestes casos, tem origem genética.

Também existem formas de anemia relacionadas com a falta de certos nutrientes, como a anemia ferropriva, provocada pela falta de ferro no organismo, e anemia perniciosa, provocada pela baixa quantidade de vitamina B12 no corpo, muito comum em fetos cujas mães não consumiram a dose necessária do nutriente durante a gravidez.

Sintomas de anemia

Pacientes com a forma mais branda da doença, podem apresentar sintomas como cansaço, falta de atenção, dificuldade para respirar, interrupção da menstruação, náuseas, desmaios e palidez.

Porém estes quadros podem ser resultado de outros problemas, por isso é importante procurar um médico que seja capaz de diagnosticar o problema e identificar exatamente o tipo de anemia, pois cada modalidade possui tratamentos diferentes.

Outros sintomas, estes relacionados com tipos da doença que possuem origens mais específicas, são a queda de cabelo, unhas quebradiças ou curvadas, falta de apetite, problemas de pele, entre outros.

Tratamentos

O tratamento para a anemia vai variar de acordo com a origem dela, ou seja, diferentes formas da doença vão precisar de diferentes formas de tratamento. O mais comum é que os quadros de anemias relacionados com a falta de nutrientes sejam tratados com suplementos vitamínicos e reformulação da dieta. Já os casos agudos, cuja origem está em uma grande perda no  volume de sangue, são geralmente tratados através de transfusões.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.