O que é a Sibutramina?

A sibutramina, conhecida nas farmácias como Reductil, é uma medicação bastante eficiente no tratamento para perda de peso e controle da alimentação. O medicamento foi criado na década de 1980, com o objetivo de tratar problemas como quadros de depressão. Ao longo do uso, através de pesquisas e estudos, a capacidade da sibutramina para tratar distúrbios, como o ganho de peso, ficou comprovada, e atualmente esta é a maior aplicação da substância na indústria farmacêutica.

– Atuação da sibutramina no organismo

A sibutramina é uma substância que age no cérebro, principalmente nas regiões responsáveis pelo controle de apetite, o hipotálamo. Muitos pacientes com problemas para perder peso, também possuem problemas em controlar a alimentação, pois são comedores compulsivos, que usam a comida como um recurso para aliviar a sensação de ansiedade. A sibutramina agirá no organismo controlando este tipo de quadro em que o paciente come por estar sentindo-se ansioso.

O Reductil é um supressor de apetite, além de ter capacidade de diminuir problemas com angustia. Este medicamento não age diretamente no metabolismo, de forma alguma ele é responsável por diminuir a absorção de gordura, ou acelerar o organismo a ponto de fazê-lo queimar gorduras. Esta substância é indicada principalmente no tratamento de comedores compulsivos e pessoas que tem problemas para controlar as porções de comida ingerida.

É sempre importante lembrar que a introdução de uma dieta saudável e completa é extremamente necessária durante o tratamento com supressores de apetite. Como o paciente acaba consumindo porções menores, é essencial que elas sejam ricas em fibras, nutrientes e vitaminas, para evitar quadros de anemia e fraqueza.

– Consumo

O Reductil é uma medicação controlada pelo órgão regulador brasileiro, ANVISA, e por isso é essencial manter em mente que o consumo destas substâncias deve ser feito com o acompanhamento constante de um médico especialista.O que é a Sibutramina?

O tratamento começa a fazer efeito a partir dos 30 dias de uso, com a administração de doses de diárias que vão variar de 10 mg até 15 mg. A indicação mais comum é que a medicação seja tomada no início do dia, sem que sem a necessidade de ficar em jejum.

É possível que as dosagens aumentem, de acordo com indicação médica, caso os efeitos não surjam como esperado, o que não é comum. Nos primeiros meses de tratamento a perda de peso pode chegar a 10 quilos, o processo será lento e gradual, mas mais duradouro.

O período médio de tratamento é de 24 meses, e a perda de peso, apesar de lenta, geralmente não é revertida, quadro conhecido como efeito sanfona. Mas é muito importante que este tipo de tratamento venha acompanhado de um processo sólido de reeducação alimentar, e acompanhamento psicológico, no caso dos comedores compulsivos. Estes cuidados vão evitar que o paciente volte a ganhar peso, entre em quadros de anemia, ou volte aos comportamentos compulsivos.

– Cuidados

A sibutramina é uma substância controlada, sendo o Reductil um remédio de tarja preta que só pode ser consumido com orientação médica. O medicamento não pode ser usado por pessoas hipertensas, com problemas cardíacos, doenças coronárias e distúrbios alimentares. Sempre consulte um médico para evitar problemas com o coração e outras doenças.

Compartilhe em suas rede sociais.


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.