O que é apendicite? Sintomas e tratamentos

O que é apendicite? o apêndice é um órgão localizado próximo ao intestino grosso, que está presente na maioria dos mamíferos. Muitas pessoas consideram que esta parte do nosso corpo não tem nenhuma utilidade, e é apenas um resquício de uma funcionalidade ancestral, que perdeu sua serventia. Porém, estudos recentes da Universidade de Medicina de Duke, mostraram que o apêndice serviria como uma espécie de fazenda de bactérias que são benéficas para a saúde do intestino grosso e do organismo como um todo.

Outros especialistas também defendem que o apêndice não é uma parte do corpo sem utilidade, como muitas pessoas e até mesmo alguns médicos supõe. As pesquisas demonstraram que esse órgão faz parte importante do sistema imunológico, além de cuidar da produção de bactérias necessárias para o bom funcionamento da digestão e metabolismo. O apêndice também seria responsável pela geração de glóbulos brancos, as células de defesa presentes no sangue, principalmente durante os primeiros anos de vida dos seres humanos.

– O que é apendicite?

As novas descobertas a respeito do apêndice estão colocando os casos de apendicite sob uma nova luz. Apendicite é um quadro de inflamação do órgão, geralmente provocado pelo contato da região com matéria fecal, casos como esse são comuns por conta da proximidade do apêndice com o intestino grosso. O senso comum diz que é um problema relativamente simples, que pode ser resolvido com uma pequena cirurgia que retirará o órgão. Porém, quadros como esse variam de gravidade e podem evoluir para problemas de saúde graves.O que é apendicite

Os resultados da doença geralmente levam a diminuição, ou parada total dos funcionamento do intestino. É bastante comum que pacientes sofrendo deste tipo de infecção apresentem problemas de constipação e colapso do tubo digestivo. O grande perigo da infecção no apêndice é a rapidez com  a qual ela evolui para um quadro grave, bastam algumas horas para que o problema fique realmente grave.

– Sintomas

Como a apendicite é uma inflamação, um dos sintomas mais comuns da doença é a febre, uma resposta natural do nosso organismo a problemas como este. A falta de apetite também é um dos sintomas recorrentes do paciente que estão com o problema, porém essa reação é muito comum em quadros de infecção. Os problemas característicos resultantes deste tipo de quadro são dores agudas na região abdominal, um grande diferencial para identificar a apendicite é que estes quadros de dor são contínuos e vão aumentando com o tempo, além da febre, vômitos e náuseas.

– Tratamentos para Apendicite

O tratamento de apendicite, geralmente é cirúrgico, e sempre será tratado como um problema emergencial. Ao identificar os sintomas, ou sentir dores agudas no lado direito do corpo, próximo a região abdominal, procure um pronto socorro. O diagnóstico do problema nem sempre é simples, por isso é comum que o médico recomende a realização de um ultrassom para confirmar o quadro.

As cirurgias de retirada do apêndice são relativamente simples, e cada especialista avaliará o melhor procedimento e tratamento para o problema. Geralmente a retirada acontece através da laparoscopia, uma técnica que envolve apenas um pequeno corte e a utilização de aparelhos cirúrgico especial, com pinças e câmeras acopladas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.