O que é Câncer de próstata e como prevenir

Doença de maior incidência entre o público masculino, o câncer de próstata é um tumor maligno no órgão pelo qual faz parte o sistema reprodutor masculino. Esse tipo de câncer, que é de bastante frequência, possui grandes chances de cura — chega em 90% as chances de melhora através do procedimento de cirurgia de próstata.

A identificação da doença no homem é mais difícil pois os sintomas aparecem apenas quando ela já está em um estágio avançado, no qual se reflete na incapacidade de urinar e também na impotência sexual. Porém, esses sintomas não são apenas do câncer de próstata, pois também podem indicar alterações benignas na glândula, chamada oficialmente de hiperplasia prostática benigna.

Artigos relacionados  Como perder barriga - Curso Formula 47

O que é Câncer de próstata e como prevenir

A maioria das ocorrências no órgão estão em pacientes com mais de 50 anos, onde há maior incidência da doença, onde se a causa seja diagnosticada, é necessário tratar de imediato através da cirurgia de próstata, onde retira-se a próstata nas fases iniciais da doença e leva à cura mais rápida. Em alguns casos, é necessária também a retirada dos testículos na cirurgia de próstata, pois os hormônios que eles geram podem trazer riscos ao homem.

A prevenção do câncer de próstata

Como a obesidade, além de outros fatores, e uma vida não saudável é uma das causas da doença, é necessário zelar pela saúde através de dietas com alimentos ingeridos e atividades físicas para manter o peso. Foi comprovado cientificamente que uma dieta rica em legumes, verduras, grãos e cereais integrais e frutas ajudam a diminuir e muito a ocorrência de doenças que não são transmissíveis.

Artigos relacionados  Quais os sinais e sintomas do câncer da mama?

Além disso, hábitos como diminuir o consumo de álcool e não fumar são fatores decisivos na hora de escolher viver de forma saudável e evitar a doença. Manter uma rotina de exercícios físicos e manter o peso compatível com a altura também auxilia a manter corpo saudável e à prevenção.

Quando não há fator genético na família e histórico do câncer de próstata, o estilo de vida ajuda e muito à prevenção da doença. Caso suspeitar de algum sintoma ou mesmo realizar o exame para um check up, um diagnóstico antecipado da doença ajuda e muito sua cura. É por isso que o exame de toque retal é tão recomendado pelos médicos, mas infelizmente grande parte dos homens ainda não o faz.

Artigos relacionados  Maçã preserva saúde do cérebro

Consulte seu médico com frequência, principalmente se identificar histórico na família, e procure a melhor forma de vida saudável e faça exames periodicamente. Não se esqueça que a cirurgia de próstata e procedimentos médicos também estão aí para ajudar a eliminação da doença ou do aumento da glândula se o profissional achar necessário.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.