O que é endometriose profunda? Sintomas, causas e tratamentos

A endometriose é uma doença no trato reprodutivo feminino que faz com que o tecido endometrial, que reveste a parede interna do útero, não seja corretamente eliminado durante a menstruação e afete tanto órgãos do sistema reprodutivo como adjacentes. A endometriose profunda é considerada a versão mais grave da doença.

Normalmente, as lesões causadas pelo tecido endometrial variam até dois milímetros. No entanto, quando a infiltração nas paredes dos órgãos é maior que cinco milímetros é considerado um caso de endometriose profunda. Devido à extensão das lesões, a doença torna-se muito mais dolorida e prejudicial para a saúde da mulher.

Após compreender o que é a endometriose profunda, veja a seguir quais as causas, sintomas e tratamentos dessa doença frequente nas mulheres em idade reprodutiva.

Causas e sintomas da endometriose profunda

Até os dias atuais, a medicina ainda não identificou as causas da endometriose, o que inviabiliza que as mulheres possam tomar precauções para evitar o surgimento do problema. Sabe-se, no entanto, que a genética é um fator relevante, sendo que filhas de mulheres com endometriose têm seis vezes mais chances de desenvolver a doença do que as demais mulheres.

Também acredita-se que alguns substâncias podem favorecer o surgimento do problema, como poluentes industriais, pesticidas, bisfenol-A e outras.

Existem ainda os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a endometriose, como menstruar por muito tempo e em grandes quantidades, ser portadora de doenças da tireoide, estresse, sono irregular e alimentação inadequada.

Ainda assim, mulheres que não se encaixam nesse perfil também podem desenvolver a doença, o que torna essencial conhecer os sintomas. Na endometriose profunda os sintomas incluem:

  • Cólica menstrual intensa;

  • Menstruação em grande quantidade;

  • Dores durante ou logo após as relações sexuais;

  • Dor pélvica intensa e constante;

  • Dificuldades para urinar;

  • Dor na região lombar;

  • Infertilidade ou dificuldade para engravidar;

Caso um ou mais sintomas estejam presentes indica-se procurar um médico ginecologista com urgência para diagnóstico correto da condição e início do tratamento.

Quais os tratamentos para endometriose profunda?

A endometriose profunda pode ser diagnosticada por meio de exames como a laparoscopia, a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética. O médico também vai considerar o relato da paciente quanto aos sintomas para identificar a extensão da doença.

A endometriose pode se espalhar por diversas áreas e afetar os ligamentos uterinos, intestino, reto, vagina, bexiga, ureteres e outros órgãos. Há casos mais graves nos quais o tecido endometrial pode ser encontrado nos pulmões e até mesmo no cérebro.

Dependendo de onde estão localizadas as lesões causadas pela endometriose, o médico pode prescrever um tratamento medicamentoso, normalmente utilizando anticoncepcionais que interrompam a menstruação e assim impedir que o tecido endometrial continue atingindo outros órgãos.

Alguns tratamentos alternativos também podem ser indicados para minimizar os sintomas, como acupuntura, fisioterapia e prática de atividades físicas, entretanto, eles devem ser associados a outros recursos para proporcionar melhoras expressivas.

A forma de tratamento que costuma ser mais eficiente é a cirurgia para remoção dos focos de endometriose. Para tal utiliza-se a técnica de laparoscopia que pode apresentar resultados diferentes de acordo com o quadro da paciente. Assim, tratamento contra a proliferação do tecido endometrial é efetivo em quase 100% dos casos, combate a dor é eficaz em 90% e tratamento visando combate a infertilidade resultam em sucesso entre 50% e 60% dos casos.

O mais indicado é que quando observar os sintomas da endometriose profunda um ginecologista seja procurado imediatamente para fazer um diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Você Precisa Emagrecer?
Dieta para emagrecer em 7 dias: passo a passo
  • Perca até 5kg em 7 dias
  • Cardápio para os 7 dias
  • Receitas fáceis com passo a passo
Dieta para emagrecer em 7 dias: passo a passo

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber O Cardápio da dieta grátis em seu e-mail!