O que é a gastrite? Causas Sintomas e tratamentos

A gastrite é um quadro em que as mucosas que revestem as paredes do estômago apresentam algum tipo de problema, geralmente relacionado com inflamações, ou inchaços. O quadro pode ser crônico, ou seja, persistente e constante, ou agudo, que apresenta apenas crises pontuais que passam com o tempo.

A gastrite é uma doença relativamente comum, principalmente por conta de hábitos prejudiciais que cada vez mais pessoas estão adotando. A automedicação, alimentação desregrada, longos períodos de jejum, uma vida muito estressante, consumo em excesso de bebida alcoólicas são algumas das práticas que podem instalar o quadro de gastrite ou agravá-lo consideravelmente.

Causas da Gastrite

A gastrite pode ter várias causas. Desde o uso prolongado de medicamentos como aspirinas, anti-inflamatórios e analgésicos, até os hábitos alimentares desregulados. Tomar remédios sem recomendação e acompanhamento médico pode ser um grande passo para desenvolver gastrite, pois alguns dos medicamentos mais comuns possuem substâncias capazes de irritar as mucosas do estômago. Uma dieta desregulada, com muita gordura e longos períodos de jejum, dificulta o funcionamento do órgão.

Também existe a associação da bactéria Helicobacter pylori com a gastrite, por isso é importante testar a presença deste micro-organismo no corpo para oferecer diagnósticos mais acurados.

Artigos relacionados


Sintomas da Gastrite

gastriteOs sintomas da gastrite estão muito relacionados com dores e desconforto em uma região muito específica, conhecida como a “boca do estômago”. Outros sintomas podem ter relação com quadros de refluxo do suco gástrico, provocando azia e queimação. Uma dieta rica em gordura e sal tem grande potencial para agravar o quadro de gastrite, além de aumentar consideravelmente os problemas provocados pelo aumento da acidez da região. Alguns quadros de gastrite também podem envolver questões como perda de apetite, náuseas e vômitos.

Quem tem o costume de comer grandes porções de comida e depois se deitar, também pode ter problemas com refluxo e azia. Por isso a recomendação é diminuir as quantidades durante as refeições, inserir fibras e folhas na dieta e evitar ingerir líquidos acompanhados de alimentos.

Diagnóstico

Diagnosticar quadros de gastrite é um trabalho relativamente simples, mas é preciso ser bastante claro a respeito dos sintomas no momento de conversar com seu médico. O exame mais comum usado para identificar o problema é a endoscopia digestiva alta. O procedimento é feito com o uso de anestesia geral e local. Um pequeno tubo, contendo uma câmera, será inserido pela garganta do paciente, descendo pelo esôfago até o estômago a fim de conseguir imagens detalhadas da mucosa que reveste a região para identificar possíveis inflamações e inchaços.

Existe também a possibilidade de que o médico recomende a realização de uma biópsia da mucosa, neste caso, pequenos pedaços de tecido do estômago são retirados para a realização de uma análise clínica mais minuciosa.

Tratamentos

O tratamento da gastrite envolve essencialmente uma mudança de hábitos. Cortar o consumo de medicamentos sem acompanhamento médico e de álcool é um passo muito importante para tratar o quadro. Adotar uma dieta rica em fibras, frutas e legumes também pode ser muito importante para a resolução do problema. Também é muito interessante manter os horários das refeições padronizados, além de evitar stress. Caso a presença da bactéria Helicobacter pylori seja detectada, também é essencial fazer tratamentos para eliminar a presença dela no organismo.

Conte aos seus amigos sobre os sintomas da gastrite compartilhando em suas redes sociais.


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.