Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1479512799
Vida do cache: 1480808799
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

O que é gengivite? Sinais e sintomas

De maneira bem geral e simplificada, a gengivite nada mais é que um desajuste em sua saúde que causa uma inflamação na gengiva. Este é, na verdade, o estágio inicial de uma verdadeira doença que possa atacar a gengiva. Justamente por isso, a gengivite é um dos problemas de saúde mais fáceis de se tratar.

A maneira mais simples de uma pessoa ter gengivite é através da placa bacteriana, que é, na verdade, uma película viscosa e incolor de bactérias que se acumula diariamente nos dentes e na gengiva, causando problemas constantes para a sua saúde.

Esse acúmulo de placa acaba ficando na boca, e se ele não for removido através da escovação dos dentes e do uso do fio dental, a gengivite começa a se formar através da produção de ácidos tóxicos que começam a irritar a mucosa e a gengiva, causando por consequência o problema de saúde que conhecemos como gengivite.

Conforme falamos no começo, a gengivite é um estágio inicial de um problema de saúde bucal e, até aqui, ele pode ser rapidamente revertido simplesmente com uma boa limpeza da boca através de pastas de dentes, escova, fio dental e enxaguante bucal. Porém, se não forem tratados, esses danos podem chegar até o osso e o tecido responsável por manter os dentes no lugar, o que significa uma doença que prejudica sua saúde bucal com nome diferente: a periodontite, que pode inclusive causar danos permanentes aos dentes.

Quais os principais sintomas da gengivite?

Por ser uma doença simples e comum, principalmente em pessoas que não tomam cuidado com a saúde bucal, os sintomas da gengivite aparecem sempre do mesmo jeito, e evoluem rapidamente. Entre os principais indicativos da gengivite, podemos destacar quando a gengiva que fica vermelha, inchada e tão sensível que pode até sangrar com os mais simples movimentos de escovação ou quando comemos algo um pouco mais duro.

Gengivite Sinais e sintomas

Gengivite Sinais e sintomas

Mais um dos sintomas da gengivite é o recuo da gengiva, o que acaba dando a impressão de que os dentes têm uma aparência irregular e alongada. Dependendo da situação, a gengivite também pode formar um tipo de bolsa entre os dentes e a gengiva. Nesse espaço, se acumulam restos de comida e ainda mais placa, causando um mau hálito percebido facilmente, ou mesmo um gosto ruim na boca, como se estivesse com algo podre nela. E, nesse sentido, não é necessário nem que a gengivite esteja em um estágio avançado, pois os sintomas podem variar de pessoa para pessoa.

Como se trata a gengivite?

A gengivite é uma inflamação, portanto, é necessário diminuir a inflamação para que ela seja tratada. Assim, uma limpeza completa por um dentista será necessária. Além disso, é necessário retirar todo o acúmulo de alimentos e de placa dos dentes, sendo em alguns casos até necessário o uso de instrumentos não muito agradáveis, como as famosas brocas.

Justamente para evitar esse incômodo, o melhor mesmo é evitar a gengivite. E, para isso, manter a saúde bucal em dia é indispensável.

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.