Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

O que são os Ácidos Graxos?

Você sabe o que são ácidos graxos e qual a importância deles para a sua alimentação e a sua saúde? Saiba que esses ácidos são essenciais para o organismo e se formam por algumas cadeias de carbono, mais especificamente átomos de carbono que fazem uma ligação com átomos de hidrogênio. Os ácidos graxos estão presentes na composição dos lipídios, substâncias fundamentais para manterem as funções vitais e a saúde do corpo humano.

Os ácidos graxos se apresentam em duas formas: uma saturada e outra não saturada. Esses ácidos são facilmente encontrados em gorduras, como óleos, manteigas e gordura do coco, por exemplo. Dizemos que os ácidos graxos saturados são o combustível do corpo, ou seja, atuam como uma fonte de energia e saúde.

Um tipo de ácido graxo oleico que faz muito bem para a saúde é ácido monoinsaturado do azeite de oliva, que ajuda a aumentar o bom colesterol no organismo. As principais fontes de ácidos graxos são os alimentos, os óleos de origem vegetal e as gorduras.

Ácidos Graxos

Ácidos Graxos

O ser humano obtém ácido graxo por meio da alimentação, e o utiliza como uma fonte de energia. Cerca de 40% das necessidades diárias do organismo humano são supridas pela manutenção de uma dieta rica em ácidos graxos. É importante consumir alimentos ricos em ácidos graxos na medida adequada e, para isso, nada melhor do que buscar uma orientação nutricional para adotar uma dieta saudável e funcional.

Orientações importantes para a sua saúde

Os ácidos graxos, apesar de serem benéficos para a saúde em quantidades controladas, devem ser consumidor seguindo algumas orientações básicas. A primeira delas: os óleos com ácidos graxos não devem ser aquecidos ou reaproveitados diversas vezes. Isso quer dizer que o aquecimento de óleos no preparo dos alimentos altera a estrutura dos ácidos graxos, pois expõe a composição ao oxigênio, aumentando as chances de oxidação dos nutrientes e os riscos para a saúde, e diminuindo seu valor nutricional.

Ácidos Graxos

Ácidos Graxos

O azeite de oliva, por exemplo, é uma fonte de ácido graxo que não deve ser aquecida. O ideal é optar pelo azeite extra virgem, com baixo grau de acidez, e que seja usado para temperar saladas e alimentos sem passar por nenhum tipo de aquecimento. Quem tem o costume de usar gorduras para fritar os alimentos deve saber que não é recomendado para a saúde usar a mesma gordura várias vezes. É importante trocar o óleo regularmente.

Alimentos ricos em ácidos graxos

Alguns alimentos são ricos em ácidos graxos (AG) e bons para a saúde, pois apresentam uma elevada quantidade de moléculas de gordura. É possível obter ácidos graxos de forma saudável com o consumo moderado de óleos de cacau, amêndoas e coco, alimentos com alta taxa de ácido graxo saturado.

Já o ácido graxo monoinsaturado pode ser encontrado no óleo de oliva, no amendoim, na canola e no açafrão, por exemplo. Outros tipos de ácidos graxos para a saúde também estão disponíveis em fontes nutricionais como o óleo de girassol, o milho e a soja. Consulte um nutricionista e saiba como os ácidos graxos atuam no organismo. Você também deve pedir recomendações sobre os níveis saudáveis de ingestão de gorduras, ácidos graxos e alimentos com óleos essenciais para o organismo.

Pesquisas semelhantes

  • qual aimpotencia dos acidos para a saude humana
  • O Que São Ácidos Graxos

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.