E-BOOK GRÁTIS!

Emagrecer de vez é um livro digital com diversas informações e dicas sobre emagrecimento que geram um resultado fantástico e comprovado.

Os 10 Benefícios do Açaí para Saúde

Quem diria que a frutinha essencialmente brasileira, roxa e oriunda dos açaizeiros pudessem trazer para a nossa saúde tantos benefícios. O açaí é uma fruta de grande importância para a movimentação da economia de nosso país, e cresce na Amazônia, em meio às diversificadas florestas tropicais.

Por outro lado, os benefícios do açaí para a saúde do indivíduo não são nada limitados, começando pelo fato de que o fruto é rico em proteínas, lipídios, fibras e uma série de outros nutrientes como o ferro, o fósforo e o cálcio e principalmente vitaminas, como aquelas do complexo B e C.

E para adicionar o fruto à própria alimentação e sentir na própria saúde todos os benefícios do açaí não é uma tarefa difícil: a fruta está presente em uma série de receitas desde a sua descoberta: em saladas de frutas, em receitas salgadas e por vezes chega a ser servida até mesmo como uma fruta afrodisíaca.

Benefícios do Açaí para Saúde

Benefícios do Açaí para Saúde

E é exatamente por conta disso que neste artigo listamos 10 benefícios do açaí para a sua saúde!

1. Melhora a circulação do sangue

Em primeiro plano, devemos destacar entre os benefícios do açaí o fato de que a fruta contém uma grande quantidade de antocianinas, que nada mais é do que uma substância presente também em outros alimentos roxos, que melhora o nosso sistema circulatório, ao mesmo tempo em que também protege o nosso organismo contra o acúmulo de gordura, responsável por vezes pelas doenças do coração e pelo entupimento das artérias e veias. E além disso, 1 litro de açaí consegue ter mais antocianina em 35 vezes quando comparado com um litro de vinho!

2. Combate os radicais livres

Os radicais livres são realmente um problema: produzidos pelo nosso corpo naturalmente, eles acabam causando o envelhecimento precoce e uma série de outras doenças nas nossas células. Porém, é por meio do consumo do açaí que você pode se prevenir contra isso, já que entre os benefícios do açaí destacamos que o mesmo é um ótimo combatente dos males causados pelos radicais livres.

3. Protegendo contra o câncer

Outro benefício do açaí para a saúde é que o mesmo ajuda na prevenção do câncer. Para isso, ele atua de três diferentes formas: o primeiro é atrasando o próprio desenvolvimento e crescimento de tumores, por outro lado, bloqueia os genes que são causadores da doença, e por último, ainda atua como coadjuvante no momento de fazer com que as células responsáveis pela doença se destruam sozinhas.

E melhor: todos esses benefícios do açaí se tornam possíveis pelo fato de que o fruto é rico em ácidos oleicos, gordura boa e essencial para o nosso organismo.

4. Cérebro sempre na ativa!

Entre os benefícios do açaí para a saúde não devemos deixar de citar que ele é um grande energético natural, ideal para os indivíduos que realizam atividades físicas, por exemplo. Mas, por outro lado, o açaí também ajuda a manter o nosso cérebro sempre em alerta: assim, ocorre também a prevenção das doenças envolvendo ele, como é o caso do Mal de Alzheimer e do próprio AVC – Acidente Vascular Cerebral.

5. Melhora o sistema digestivo

Outro benefício do açaí para a saúde é melhorar o próprio trânsito intestinal, o que certamente ocorre pelo grande teor de fibras presente nesse fruto. Dessa forma, evitamos a prisão de ventre, melhora-se a digestão dos alimentos de uma forma geral e ainda acaba com o acúmulo de gordura.

6. Prevenção dos ossos

O açaí também é rico em cálcio e em outras substâncias elementares que determinam uma série de benefícios do açaí também para os nossos ossos. Neste caso, a fruta garante ossos mais fortes e previne contra as doenças envolvendo-os, como é o caso da osteoporose por exemplo.

7. Grande teor protéico

A grande quantidade de proteínas presente na composição do fruto certamente caracteriza um dos principais benefícios do açaí para a saúde. As proteínas são as responsáveis pela formação de aminoácidos em nosso corpo, que por sua vez, é o principal determinante para a construção de músculos e consequentemente para a definição de massa magra. Além disso, esse benefício do açaí também se relaciona com a produção de uma quantidade maior de anticorpos, melhorando cada vez mais o sistema imunológico do indivíduo e sua capacidade de acabar com doenças e infecções.

8. Energia, energia, energia!

Outro entre os principais benefícios do açaí é o valor energético da fruta, que é altíssimo: é exatamente por conta disso que muitos praticantes de exercícios físicos adicionam pelo menos uma porção diária da fruta na sua alimentação, já que ela dá um “pique” no momento das atividades físicas, além de apostar no fortalecimento dos músculos e acabar com a anemia.

9. Ácidos graxos, aí vamos nós!

Outro benefício do açaí para a saúde do indivíduo é a grande quantidade de ácidos graxos essenciais presentes em sua composição, como é o caso por exemplo do ômega tanto 6 como também o ômega 9.

É dessa forma então que outro benefício do açaí se destaca: a regulagem dos níveis de colesterol do indivíduo, tanto o colesterol ruim, que diminui, como também o bom, que passa a aumentar graças aos benefícios do açaí para a saúde do indivíduo. É dessa forma então que o açaí também ajuda a prevenir outros danos para o coração.

10. Perda de peso

Para os indivíduos que querem garantir a perda de peso de uma forma saudável, devemos também destacar o fato de que entre os benefícios do açaí, um deles está diretamente relacionado ao emagrecimento.

O açaí é um alimento com poucas calorias, além de alto teor energético, rico em proteínas e também nas fibras, que quando aliadas ao consumo correto de água, ajudam a acelerar o metabolismo e consequentemente, a queimar gordura de forma mais rápida.

Assim, entre os benefícios do açaí, até mesmo emagrecer está na lista. Por conta disso, você pode cuidar da sua saúde com todos os benefícios do açaí e ainda emagrecer de forma saudável ao consumir uma única porção do fruto por dia!

Artigos relacionaso:

O que você não pode comer na dieta Paleo
Para falar um pouco sobre o que não é permitido comer na dieta paleo, precisamos entender primeirame...
3 Sucos Detox Saúde que vem das cores
Confira neste artigo 3 receitas de sucos detox bem fáceis de fazer, receitas com ingredientes e modo...
Os 5 benefícios da manga
Os benefícios da manga, é rica em vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento do or...
Rodrigo polesso do emagrecer de vez
Você se olha no espelho e sente a necessidade de emagrecer de vez, mas não aguenta mais as dietas ma...
Quiabo e seus benefícios à saúde
É bem verdade que o quiabo não é o legume preferido da maioria da população brasileira, seu gosto am...
Os benefícios do alho a saúde
O alho é um alimento que oferece diversos benefícios para a saúde. Além de seu aspecto medicinal, o ...
Alimentos que ajudam a controlar a gastrite
Nos dias de hoje muitas pessoas vem sofrendo muito com dores em seu estômago, mas já temos alimentos...
5 motivos saudáveis para você comer mais sardinha
A Sardinha já foi vista como uma prima pobre entre todos os pescados. Apesar disto a sua riqueza nut...
Suco desintoxicante e digestivo de abacaxi
De sabor marcante, o abacaxi é uma fruta cítrica originária dos países tropicais e muito consumido n...
10 benefícios que o melão amargo pode trazer para o organismo
O melão amargo é da mesma família da abóbora, do melão e da cabaça.  Esse melão amargo tem vários be...
E-book 10 receitas vegetarianas
O E-book 10 receitas vegetarianas é um livro digital gratuito disponibilizado pelo nosso Portal Saúd...
Elimine o mau humor com alimentos
Ao contrário do que muitas pessoas pensam não é preciso ficar se entupindo de remédios para saciar o...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.