Os 5 Benefícios da Tilápia para Saúde

Alimentar-se adequadamente é a principal e melhor maneira de manter a boa saúde. Diversos alimentos são indispensáveis, pois contém os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Ao deixar de consumir algum dos nutrientes importantes, o corpo reage, muitas vezes, de forma drástica, e você pode sofrer as consequências disso tendo, até mesmo, que arcar com uma séria doença. Além de ser bom para a saúde, comer é um dos prazeres da vida. E quem disse que não é possível se alimentar bem com alimentos gostosos? Este mito pode ser facilmente desmentido, basta se dar conta das inúmeras delícias que um cardápio saudável pode conter.

Cardápio saudável com alimentos deliciosos

Ao pensar em refeição gostosa, logo vem a cabeça alimentos gordurosos, frituras, entre outros tantos “atrativos”, não é verdade? Mas estes alimentos, no entanto, não são nem um pouco adequados para quem deseja ter uma vida mais saudável. Pelo contrário, são verdadeiros vilões. Porém, engana-se quem pensa que não é possível ser saudável e comer as melhores comidas. Existem diversos pratos deliciosos que você pode inserir em sua alimentação diariamente, e trazer, em consequência, muito mais saúde para a sua vida.

Os peixes estão entre os alimentos que contam com muitos nutrientes e são deliciosos. Eles podem ser consumidos das mais diversas maneiras, e oferecem a quem consome vitaminas, proteínas e outros itens essenciais para que o corpo funcione bem e de acordo com as suas necessidades. Entre os peixes que você poderá incluir em sua alimentação semanal está a tilápia. A tilápia é rica em minerais, vitaminas e proteínas, tais como ômega-3, fósforo, niacina, ácido pantotênico, selênio, potássio, vitamina B6 e vitamina B12. Conheça diversos benefícios da tilápia para a saúde, tendo uma vida muito melhor.

Benefícios da tilápia para o organismo

O primeiro benefício da tilápia é para o desenvolvimento e crescimento. Ela conta com altos níveis de proteína, sendo esta fundamental na alimentação. Isso porque, quando são divididas enzimaticamente, as proteínas de origem animal se dividem em aminoácidos, reagrupando-se em proteínas que podem ser usadas no organismo humano. Por estar ligada ao desenvolvimento e ao crescimento de órgãos, células, membranas e músculos, é essencial que a tilápia esteja presente na dieta das crianças. As proteínas também são importantes para a reparação muscular, funcionamento de diversos sistemas, entre outros. A saúde dos ossos também é beneficiada com o consumo de tilápia devido ao fósforo. Primordial para a manutenção das unhas e dos dentes, auxilia na prevenção da osteoporose (um dos males da velhice).

tilápia benefícios

tilápia benefícios

O segundo benefício da tilápia para a saúde diz respeito ao cérebro em decorrência não apenas do potássio como também do ômega-3 ácidos graxos oferecidos por este alimento. É sabido que os peixes estimulam o sistema neurológico e fazem com que as pessoas se concentrem e trabalhar mais e melhor. Este alimento, portanto, aumenta de maneira considerável a oxigenação, sendo que isso é fundamental para que os fluidos tenha equilíbrio no organismo humano. O equilíbrio ajuda na resposta nervosa e também no depósito dos nutrientes em todas as partes do corpo que sejam necessárias, e isso inclui o cérebro. Comer tilápia, ainda de ser uma delícia, ajuda a melhorar as suas atividades cerebrais. Um ótimo estímulo para inserir este alimento em sua dieta.

Artigos relacionados  Azeitona preta e seus benefícios a saúde

O coração também é beneficiado com o consumo de tilápia. Isso acontece devido aos ao ômega-3 que está ligado intimamente com a diminuição dos níveis de triglicérides e colesterol no sistema cardiovascular. Especialistas entram em discussão com relação aos níveis de colesterol LDL (o que não é bom) em determinados peixes, mas as pesquisas também apontam que os benefícios são maiores do que todos os riscos. O ômega-3 presente na tilápia é capaz de ajudar na prevenção de ataques cardíacos, aterosclerose e acidentes cerebrais vasculares. Além disso, o potássio é capaz de diminuir a pressão sanguínea, sendo este um ótimo estímulo para que o coração esteja sempre muito bem e saudável.

Tilápia oferece vários benefícios a saúde e ao organismo

Mais um benefício deste peixe pra o organismo é ajudar o sistema imunológico e também a tireoide. Para elevar o trabalho das células brancas, aquelas que têm como função defender o organismo contra os corpos estranhos e as toxinas, o selênio, presente no peixe, atuará para auxiliar. O selênio também terá um importante papel para regular a glândula tireoide, a qual faz o controle de diversas funções hormonais. Quando esta glândula está funcionando adequadamente, todo o metabolismo também está de acordo.

tilápia peixe

tilápia peixe

Por fim, a tilápia auxilia a prevenir o câncer de próstata. Aqui também entra o selênio, que está presente com altos índices em vários peixes além da tilápia. Seus benefícios são variados, como já visto anteriormente, e entre eles está a diminuição dos riscos de se contrair o câncer de próstata. Isso devido aos antioxidantes, que são capazes de diminuir toda a atividade dos radicais livres, o que faz, consequentemente, que as chances de mutações em células saudáveis diminuam. Estudos estão sendo desenvolvidos para certificar de que a tilápia pode ajudar não apenas na prevenção de câncer de próstata como também em outros tipos de câncer.

Artigos relacionados  O que é derrame?

Auxilia no emagrecimento

Além de todos os benefícios a saúde já apresentados, a tilápia também pode ser uma forte aliada para o emagrecimento. Assim como outros peixes, a tilápia é uma grande fonte de proteína e não possui tantas gorduras e calorias. Isso faz com que você consuma menos calorias e tenha, da mesma maneira, todos os nutrientes indispensáveis para que o organismo possa funcionar da melhor maneira.

Os peixes são frequentemente indicados para incluir na dieta daqueles que desejam perder peso sem deixar de se alimentar da melhor maneira. Você terá as medidas que sempre quis, ingerindo todos os nutrientes necessários e ainda com um prato delicioso a sua disposição.

Esses são alguns dos inúmeros benefícios que este peixe pode oferecer para a sua saúde e sua vida. Você poderá consumir a tilápia de diversas maneiras, em pratos variados e também em dias diferentes de sua semana. Procure por boas receitas, que incluam o peixe e possam ser saudáveis para deixar o seu dia com muito mais disposição.

Artigos relacionados  9 Alimentos para ajudar a perder peso

Artigos relacionaso:

Elimine o mau humor com alimentos
Ao contrário do que muitas pessoas pensam não é preciso ficar se entupindo de remédios para saciar o...
Dicas Para Reduzir a Celulite Naturalmente
Se alguém perguntasse para as mulheres qual é o problema estético que elas gostariam de resolver com...
Romã e seus benefícios a saúde
Romã previne o envelhecimento e diversas doenças, Romã é rica em vitaminas que trazem muitos benefíc...
Depressão distimia
A depressão distimia é um problema de saúde de cunho psicológico, que assola e causa diversos proble...
Esclerose Múltipla
A esclerose múltipla é uma doença de caráter inflamatória e também crônica. Ela afeta diretamente o ...
Rodrigo polesso do emagrecer de vez
Você se olha no espelho e sente a necessidade de emagrecer de vez, mas não aguenta mais as dietas ma...
4 maneiras de aumentar o seu metabolismo
Para muitas pessoas, fazer dieta é algo que não vale a pena. Claro, existem benefícios de saúde e be...
Quatro sementes indispensáveis para saúde
É comum que no século XXI as pessoas estejam numa corrida incansável em direção à saúde. São várias ...
Os sintomas de TDAH em crianças
1) Sintomas do TDAH incluem desatenção, impulsividade e hiperatividade 2) Síndrome que afeta as cri...
14 receitas paleolíticas para você fazer no Almoço
A dieta paleo tem se tornado cada vez mais popular entre quem deseja perder peso e manter uma vida s...
Informações importantes sobre o código emagrecer de vez
O curso código emagrecer de vez, é uma proposta para lhe ensinar como uma alimentação estratégica te...
Ovo e seus benefícios a saúde
O hábito de colocar o ovo no cardápio pode ser positivo tanto para o bolso, quanto para a saúde e qu...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Você precisa emagrecer?

Rápido e SEM PASSAR FOME...

Sem EXERCÍCIOS chatos...

SIM - NÃO