Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Os 5 Benefícios do Inhame para Saúde

O inhame é um tipo de planta trepadeira da qual brotam tubérculos comestíveis. Ele pode ter vários nomes populares e pode ser confundido com o cará, ou o taro. O inhame (Dioscorea spp.) é da família Dioscoreácea, que contém nove gêneros e aproximadamente 850 espécies, sendo que o cará é uma delas. Já o taro (Colocasia esculenta) é da família Araceae, que possui 105 gêneros e 3.500 espécies. Aqui no País, uma mesma espécie de inhame pode levar o nome também de cará, de acordo com da região, porque houve uma popularização do nome da espécie, mas eles podem ser considerados equivalentes do ponto de vista nutricional, já o cará pertence a outra família vegetal.

O inhame pode ser consumido da mesma maneira que as batatas, em saladas, cozido, assado, em forma de purê ou ainda em sopas. Porém, na hora de comprar o inhame é preciso ter cuidado. Ele deve apresentar um aspecto firme e não deve possuir deformidades ou partes amassadas ou amolecidas. Você pode conservá-lo em local fresco e arejado em temperatura ambiente.

Como o inhame pode ajudar na saúde

O inhame contém uma boa quantidade de vitamina B6, que é usada pelo corpo para acabar com uma substância denominada homocisteína, que pode causar danos às paredes dos vasos sanguíneos. Desta forma, ingerir vitamina B6 diminui o risco de a pessoa sofrer de uma doença cardíaca. Este tubérculo possui também muito potássio, que auxilia no controle da pressão arterial. Pessoas que consomem muito sódio e pouco potássio podem se tornar hipertensas. Além disso, o inhame também é uma boa fonte de vitamina C, que reduz a pressão arterial e promove a dilatação dos vasos sanguíneos, o que melhora o fluxo de sangue para o coração e previne contra doenças como aterosclerose, colesterol alto e insuficiência cardíaca congestiva.

inhame

inhame

Outro benefício do inhame é contra o câncer. Como este alimento conta com antioxidantes e vitamina C, ele ajuda a proteger o organismo dos radicais livres que são a causa do estresse oxidativo. Este estresse oxidativo está ligado a vários tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, esôfago, garganta, boca e cólon.

Para quem quer emagrecer, o inhame também é muito bom, pois possui muitas fibras, carboidratos complexos e poucas calorias, sendo que 100 gramas do produto fornecem 118 calorias. Dentro do corpo, o inhame é quebrado em açúcares, que são liberados e absorvidos pela corrente de sangue a uma taxa gradual, fazendo com que a pessoa se sinta mais satisfeita por mais tempo.

O inhame faz muito bem para o cérebro, pois conta com grandes quantidades de vitaminas do complexo B. A niacina (vitamina B3) estimula a memória e reduz o impacto do estresse no organismo, já a tiamina (vitamina B1) é imprescindível para a transmissão dos impulsos nervosos.

Os benefícios do inhame também são sentidos nos ossos de quem o consome, pois ele é uma rica fonte de cálcio, além de contar com fósforo, que é muito necessário para as pessoas que não se sentem dispostas e estão fatigadas.

Recomendados Para Você:

1 Comentário

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.