Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Os 8 benefícios do amendoim para saúde

O amendoim é um alimento muito apreciado pela maioria dos brasileiros. Eles são grãos crocantes que podem ser consumidos de várias maneiras, podendo ser assados, cozidos ou até mesmo comidos quando estão crus. Aqui no país ele é bastante apreciado na hora de acompanhar a cervejinha, e também é um dos ingredientes de um dos doces mais famosos da culinária brasileira: o pé de moleque. Além disso, outra forma de consumir esta leguminosa é na pasta de amendoim, que pode ser passada no pão, e também é um ingrediente usado para várias receitas, até mesmo nas barras de cereais. Apesar de ser um alimento calórico, ele traz sim muitos benefícios para a saúde. Para tirar proveito de tudo que há de bom no amendoim é preciso somente aprender a maneirar no consumo. Alguns especialistas afirmam que o ideal é consumir 30 g de amendoim por dia.

Aprenda quais são os benefícios que o amendoim pode trazer para a sua saúde

Muitos acreditam que o amendoim é um alimento “gordo”, pois é rico em óleo. Porém, existem várias pesquisas que afirmam que a composição química deste grão é abundante em HDL, que é tido como o colesterol bom, diferenciando-se do LDL, que é o que causa o entupimento das artérias. Desta forma, o amendoim oferece muitos benefícios para o coração, prevenindo contra várias doenças e fortalecendo a saúde de quem o consome. Este alimento apresenta uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados, que auxiliam a reduzir o mau colesterol, ajudam ainda na prevenção de doenças coronárias e também melhoram o perfil lipídico no sangue. Além disso, o amendoim conta com antioxidantes, como, por exemplo, o ácido oleico, que faz com que o fluxo sanguíneo fique melhor. O alimento ainda diminui o risco da formação de placa e reduz a possibilidade de haver acúmulo de gordura nas artérias. Esse grão é rico em Vitamina E, resveratrol e aminoácidos, que também ajudam na redução de doenças cardíacas e de derrames. Sendo assim, o resveratrol presente neste alimento faz cessar a atividade da angiotensina, que ao comprimir os vasos de sangue, faz aumentar a pressão arterial.

amendoim

Emagrece

Outra vantagem do amendoim que poucos conhecem é que este grão, além de auxiliar muito na saúde, também ajuda no emagrecimento. Apesar de ser um alimento bastante calórico e que conta com gordura, ele pode ajudar você na sua dieta! Isso porque ele conta com ômega 3, que auxilia na hora de diminuir a gordura abdominal, pois evita que se formem novos estoques de gordura. Além disso, esse alimento dá uma sensação de saciedade, pois ele conta com uma consistência mais dura e precisa ser mais mastigado do que outros alimentos, e isso faz com que a leptina, que é tida como o hormônio da saciedade, se mantenha em níveis adequados.

Benéfico contra o câncer

Este alimento ajuda ainda na prevenção da doença mais temida ultimamente, o câncer, pois o ácido oleico (antioxidante) torna mais difícil para que o tumor consiga crescer. Além disso, este grão conta com antioxidante polifenólico, que é ótimo para a prevenção do câncer de estômago, porque bloqueia a formação de nitrosaminas no estômago. Outros compostos benéficos que previnem o câncer e que podem ser encontrados nesta leguminosa são os fitosteróis, ácido fítico e resveratrol, além do ácido fólico. Para as mulheres, o ácido gordo monoinsaturado, que é encontrado no amendoim, pode adiar o desenvolvimento do câncer de mama.

Bom para a memória

O amendoim também auxilia na saúde de outra forma, pois quem consome este alimento está ajudando sua memória a trabalhar melhor. Como esse grão possui bioflavonoides, isso auxilia na melhora do fluxo sanguíneo no cérebro. Além disso, o amendoim também conta com um composto chamado Niacina, que ajuda a melhorar a memória e a aumentar as atividades do cérebro.

Contra o mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é uma doença muito temida atualmente e, como ainda não tem cura, é importante saber algumas maneiras para evitá-la. Como o amendoim possui vitamina B2, esse composto já demonstrou ser eficiente para manter as funções cognitivas do cérebro e reduzir o desenvolvimento desta doença. O resveratrol presente no amendoim também ajuda na saúde, reduzindo a probabilidade de a pessoa desenvolver uma doença nervosa degenerativa.

Melhora a pele

A preocupação com a beleza também é muito recorrente atualmente, e ter uma pele bonita também demonstra sinais de que a pessoa está cuidando de sua saúde. Portanto, se você preza por uma pele mais bela, principalmente a do rosto, consumir amendoim pode ajudá-lo e bastante, pois este grão conta com antioxidantes que melhoram o aspecto da pele, protegendo-a contra a oxidação dos radicais livres. Você pode até mesmo fazer uma máscara caseira para prevenir o envelhecimento utilizando o amendoim. Para fazê-la, você terá de machucar uma colher de sopa de grãos de amendoim e misturar com uma colher de sopa de azeite. Após isso, você pode espalhar sobre a sua pele e deixar descansar durante vinte minutos. Depois que a máscara tiver agido, você terá de limpar a pele com água fria para retirá-la.

Rico em potássio

Além de tudo isso, o amendoim também ajuda a melhorar a sua saúde de outra forma, pois como é rico em potássio, este alimento é ótimo para as pessoas que sofrem com cãibras e ainda auxilia no fortalecimento dos ossos.

Contra o estresse

Como vivemos em um mundo no qual sempre temos horário para tudo, o trânsito está sempre uma loucura e cada vez é exigido mais de nós, tanto no trabalho como em nossas próprias casas, você já imaginou se houvesse um alimento que pudesse diminuir todo o estresse que você acumula durante todo o seu dia? Pois é, além de todos os benefícios do amendoim para a saúde, ele também auxilia no combate ao grande mal do século XXI, o estresse. Quando você ingere um amendoim, ele dá uma sensação de relaxamento, pois este grão conta com o chamado triptofano, um tipo de aminoácido que ajuda a regular o humor e ainda melhora o nível de tensão do indivíduo. Esse composto também auxilia a produzir a serotonina, que é tida como o “hormônio da felicidade”. Além disso, o amendoim conta ainda com magnésio, que também ajuda a combater o estresse, e na saúde em geral ele ajuda na circulação e em processos de cicatrizações.

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.