Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1479512799
Vida do cache: 1480808799
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Os Benefícios do Mirtilo Para a Saúde

O mirtilo é uma fruta que pertence à família Ericaceae. Foi encontrada pela primeira vez no norte europeu, e desde então, a fruta extremamente saborosa é estudada tanto pelos seus benefícios para a saúde como também por sua eficácia em diferenciados tipos de terapias.

Nos dias de hoje, encontramos o mirtilo para cultivo principalmente na Europa, América do Norte e também na região norte da Ásia. Cada vez mais essa fruta se torna mais popular, compondo receitas de doces, tortas e muito mais.

O mirtilo é um dos frutos com maior valor nutritivo já conhecido. Ele conta com uma série de vitaminas, como a vitamina C, A, vitaminas do complexo B e até mesmo PP. Além disso, é rica em magnésio, cálcio, sais minerais de uma forma geral, fósforo, manganês, potássio, málico, ferro, tanino, ácido cítrico e muitos outros.

Quando o assunto é saúde, devemos destacar que o mirtilo é sempre conhecido como o “fruto rei dos antioxidantes”, já que ele é um dos alimentos com o maior teor dos mesmos, ultrapassando até mesmo o brócolis e espinafre. Além disso, o mirtilo é diretamente relacionado como uma fonte de juventude, já que ele ajuda a retardar o envelhecimento precoce.

Mirtilo

Mirtilo

Nos dias de hoje, o mirtilo é uma fruta estudada com frequência por conta dos benefícios que pode trazer para a nossa saúde. O fruto é considerado anti-diarreico, anti-séptico e anti-hemorrágico. Além disso, ele também conta com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

São muitos benefícios, não é mesmo? Por conta disso, neste artigo você vai conferir algumas das principais vantagens em manter diário o consumo desse fruto.

7 Benefícios do Mirtilo Para a Saúde

• Antioxidante

Certamente o principal motivo pelo qual o mirtilo é fundamental para a manutenção da sua saúde é o fato de que ele extremamente antioxidante.

Mas qual é a ação dos antioxidantes no nosso organismo?

Os antioxidantes são essenciais para a neutralização da ação dos radicais livres no nosso organismo. Os radicais livres são substâncias que atuam de forma negativa no nosso corpo, já que prejudicam a nossa imunidade e nos tornam expostos a doenças degenerativas, como é o caso por exemplo do Alzheimer.

E fugir dos radicais livres é praticamente impossível: eles aparecem quando ficamos expostos ao sol, quando tomamos bebidas alcoólicas, estão presentes no fumo, na poluição, em produtos químicos e assim por diante.

Dessa forma, alimentos antioxidantes são essenciais para acabar com as ações dos radicais livres, e o mirtilo é considerado, entre todos os antioxidantes, o mais eficaz.

Sendo assim, o mirtilo protege as nossas células e o próprio envelhecimento das mesmas, já que ele rapidamente captura os radicais livres que estão atuando em nosso corpo.

E dessa forma chegamos a mais um benefício do mirtilo para a nossa saúde: a juventude. Ele retarda o envelhecimento, auxilia na circulação do sangue e garante unhas, cabelo e pele mais saudáveis e atraentes.

• Diminui o colesterol

Com o consumo do mirtilo, você pode deixar os níveis altos de colesterol ruim para trás. Pesquisas e estudos realizados recente principalmente em território norte-americano afirmam a eficácia do fruto na diminuição do colesterol ruim, sendo o seu consumo considerado até mesmo melhor do que alguns medicamentos.

• Benefícios para sistema digestivo e urinário

Já no que diz respeito ao nosso sistema tanto urinário quanto digestivo devemos destacar que o mirtilo também garante benefícios para a saúde dos mesmos. Quando o fruto é consumido em sumo ou em forma de chá, ele ajuda não só na prevenção como também no tratamento de infecções que envolvam o nosso sistema urinário, como é o caso por exemplo da cistite.

Além disso, o mirtilo tem também uma ação antibacteriana, e por isso, pode livrar o sistema digestivo de várias problemáticas. O fruto é conhecido principalmente por aliviar pequenas inflamações na boca e lábios, além de tratar e prevenir gases intestinais ou diarreia.

• Melhora a vista

Pois é: até mesmo os seus olhos prometem sair beneficiados se você decidir apostar no consumo do mirtilo. O fruto conta com uma alta concentração de anticianina, que por sua vez, melhora a nossa visão tanto normal como também a noturna, reduzindo a nossa vista cansada que oportunamente pode surgir no final de um dia cansativo.

• Na diabetes …

Os benefícios do mirtilo para a sua saúde também envolvem melhores resultados no tratamento de diabetes. A planta do mirtilo é capaz de restaurar pequenas circulações, e por conta disso, atua na retinopatia diabética, pé diabético e também na falta de perfusão renal.

• Aumento da coordenação motora

Para os que procuram vantagens para a saúde mental, devemos destacar que o mirtilo também não sai perdendo. O fruto é capaz de melhorar não só a coordenação motora, como também a própria memória do indivíduo: principalmente quando esses sintomas aparecem por conta de doenças degenerativas.

O mirtilo ajuda a proteger a saúde do nosso cérebro de todo e qualquer efeito de deterioração cerebral, principalmente àqueles que podem surgir por conta do envelhecimento ou doença de Alzheimer, como é o caso da perda da memória.

Além disso, devemos destacar que o mirtilo é um forte aliado para os tratamentos de depressão.

• Emagrecimento saudável

Pense bem: 100 gramas do mirtilo, bem fresquinho, conta com apenas 57 calorias. Pois é: a fruta conta com pouquíssimas calorias, e por isso, pode ser uma grande aliada para os que procuram garantir o emagrecimento saudável.

Sendo assim, para os que procuram no mirtilo a melhora da saúde física, podemos destacar que esse fruto pode ser essencial para garantir a sua perda de peso.

Você pode combinar o mirtilo com outras frutas, ou então, apostar no mesmo com granola, iogurte e outras combinações que certamente ficarão extremamente saborosas.

Por fim, devemos destacar que os benefícios do mirtilo para a sua saúde não param por aí. O fruto é também capaz de prevenir doenças no coração e demais problemas que podem afetar o nosso sistema nervoso. Além disso, protegem a pele, são ideais para os hipertensos e ainda reduzem inflamações de uma forma geral, mas principalmente no aparelho digestivo e urinário.

O fruto conta com benefícios para a saúde de indivíduos de todas as faixas etárias, porém, é muito indicado na terceira idade.

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.