Os beneficos da batata doce a saúde

Frita, cozida, caramelada… A batata doce é quase uma unanimidade no prato dos brasileiros, e traz mais benefícios para a saúde do que nós imaginamos. A origem da batata doce é central e sul americana, tendo sido encontrada desde o México (na famosa Península de Yucatán até a Colômbia). A batata doce é constituída basicamente por duas raízes, mas apenas uma delas, a tuberosa, tem interesse do ponto de vista comercial, é a que encontramos em mercados e feiras.

Se você inclui a batata doce em seu cardápio, muito provavelmente faz isso pelo sabor que ela possui. A partir de agora, você terá ainda mais motivos para comer batata doce, pois vai conhecer inúmeras vantagens dela para a saúde do organismo. Se você está treinando pesado para fortalecer e definir os músculos, aposte na batata doce, pois ela é uma grande fonte de energia para esses treinamentos, auxiliando na queima de gordura e no ganho de massa magra.

Batata doce

Batata doce

Apesar do sabor, a batata doce tem um baixo índice glicêmico, por isso, pode fazer parte da alimentação de pessoas que sofram de diabetes. A batata doce é extremamente rica em fibras, isso faz com que o intestino funcione melhor (eliminando o inchaço) e a digestão se torne mais lenta, de modo que você se sente saciado por mais tempo. Quem está querendo emagrecer, portanto, também pode contar com os benefícios da batata doce.

Artigos relacionados  Top 5 bebidas para quem quer emagrecer

A batata doce ajuda a regular a pressão arterial, mantendo-a equilibrada, além disso, como é bem rica em vitamina C, fortalece o sistema imunológico, previne resfriados e combate as cãibras, tão incômodas. Na produção de colágeno, a batata doce também é uma grande aliada, por isso, ideal para quem quer manter a firmeza da pele. A batata doce tem uma grande concentração de vitamina A, por isso, previne o desenvolvimento de muitos tipos de câncer.

O betacaroteno está presente na batata doce, sendo uma substância importante para a manutenção da saúde dos olhos. A batata doce ainda atua como um excelente anti-inflamatório natural, graças à concentração de vitaminas. E se você sofre de artrite ou quer prevenir esse mal, também vale à pena apostar em algumas porções de batata doce no seu cardápio, pois ela possui uma substância chamada beta-criptoxantina, que auxilia exatamente nessa área.

Artigos relacionados  Perder barriga comendo os alimentos certos

Para o estômago, a batata doce é excelente, evitando úlceras. E estudos já mostraram até que a batata doce também pode ser eficiente no combate ao enfisema pulmonar, pois é rica em vitamina A, que age contra essa doença. A batata doce mantém a saúde dos ossos, o que é uma boa razão para ser consumida por mulheres com mais de 40 anos, que formam o grupo de risco mais susceptível à osteoporose. Evitar os sinais do envelhecimento precoce é outro “trunfo” da batata doce, graças aos seus antioxidantes.

Para tirar proveito da batata doce, de todos esses nutrientes, sem prejudicar em nada a saúde ou a dieta, prefira cozinhá-la ao invés de fritá-la, e sem adicionar açúcar. O sabor dela é suficiente!

Artigos relacionados  Emagreça até 4kg em 5 Dias com SUCOS DETOX!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.