Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Principais causas do TDAH – transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Seu filho é agitado, tem problemas de concentração ou não consegue ficar parado em uma única atividade por muito tempo? Talvez ele tenha um problema de saúde conhecido como TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

O TDAH aparece normalmente na infância e é um transtorno neurobiológico que acompanha a pessoa durante toda a vida com sintomas como impulsividade, desatenção e inquietude anormais para idade e desenvolvimento.

Alguns estudos mostram que cerca de 5% das crianças do mundo sofrem com esse problema de saúde, que costuma aparecer em crianças com idade escolar e em maior incidência em meninos. Normalmente os sintomas são percebidos na escola, já que a criança fica desatenta e muito agitada, o que acaba culminando em um baixo desempenho escolar.

Também é comum que os indivíduos que sofrem com o TDAH acabem desenvolvendo também outros problemas de saúde, como transtornos psiquiátricos, sendo os mais comuns a depressão e até mesmo ansiedade, que por sua vez se agravam durante a adolescência.

Causas da TDAH

Ainda não se sabe com precisão o que causa o TDAH, como qualquer problema de saúde é mais provável que ele aparece por uma predisposição genética. Algumas pesquisas também apontam que o TDAH aparece devido algumas alterações na saúde do cérebro como em alterações químicas dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina ou até mesmo pode estar ligado a fatores neurológicos e fatores ambientais variados.

Principais causas do TDAH

Há ainda quem acredite que exposição a chumbo, sofrimento fetal e até mesmo algumas substâncias ingeridas pela mãe durante a gravidez como a nicotina e o álcool prejudicam e muito a saúde do bebê e podem fazer com que aquela criança tenha TDAH.

Sintomas do TDAH e danos à saúde

O TDAH é um grave problema de saúde que prejudica e muito a vida familiar, escolar e social dos pacientes e que pode se manifestar em graus de intensidade variados.

Normalmente o mais comum é a desatenção, com isso a criança ou adulto com TDAH tem uma grande dificuldade de se concentrar em uma única atividade e costuma não seguir ordens ou instruções que lhes são passadas. É comum também que o indivíduo pule de uma tarefa para a outra sem ter terminado antes a que estava fazendo.

Além dos problemas de saúde que isso acarreta é comum também que as pessoas com TDAH não foquem em detalhes e esqueçam com maior facilidade os lugares nos quais deixaram seus pertences ou objetos que são encarregados de guardar.

Já no caso da hiperatividade é comum notar algumas características marcantes nos portadores de TDAH como o fato de falarem muito alto, inquietação e uma agitação excessiva e contínua, isso impossibilita que as principalmente as crianças fiquem sem falar durante alguma atividade e até mesmo se tornem pessoas muito impacientes.

Além dos problemas à saúde que o TDAH pode causar, principalmente a saúde mental, esses fatores podem piorar e muito se não forem corretamente tratados e com isso atrapalhar o desenvolvimento do indivíduo impossibilitando, inclusive, relações sociais duradouras.

O tratamento é feito de forma geral, já que é investigado se o paciente possui outro problema de saúde relacionado ao TDAH. O médico normalmente prescreve um remédio pscioestimulante, psicoterapia e até mesmo antidepressivos. O tratamento é um pouco mais chato porque esses medicamentos costumam causas algumas reações como dores de cabeça constantes, falta de apetite, dores abdominais e também insônia.

Recomendados Para Você:

1 Comentário

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.