Quais os sinais e sintomas do câncer da mama?

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor e problema de saúde mais comum no mundo e, infelizmente, a doença é uma das que tem a maior taxa de mortalidade entre as mulheres. O câncer de mama atinge principalmente mulheres acima dos 35 anos de idade, mas pode acontecer em qualquer etapa da vida adulta, colocando em risco a saúde feminina.

Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, o Brasil terá mais de 57 mil casos de câncer de mama apenas em 2014. Existem alguns sinais que podem indicar a doença, e é preciso que as mulheres fiquem sempre atentas e preocupadas com a prevenção da saúde, que deve ser realizada periodicamente com o autoexame das mamas e, também, com a mamografia.

Para assegurar a saúde feminina, é necessário buscar orientações médicas a qualquer sintoma estranho na região das mamas. Os sintomas do câncer de mama podem aparecer de forma evidente ou discreta. Na verdade, qualquer alteração deve ser investigada clinicamente.

Artigos relacionados  O que é endometriose profunda? Sintomas, causas e tratamentos

Confira sintomas do câncer de mama

Os sintomas do câncer de mama na saúde podem variar de mulher para mulher. A doença pode aparecer de um ano para o outro e, por isso, as mulheres não podem se descuidar da saúde e devem estar com os exames diagnósticos em dia.

sintomas do câncer da mama

Entre os principais sintomas do câncer de mama, podemos destacar nódulos endurecidos nas mamas, inchaço, secreção e vermelhidão. O melhor momento para analisar os sintomas do câncer de mama na saúde é dias após a menstruação. Nessa fase, as mamas femininas ficam menos inchadas.

Todos os sintomas do câncer de mama devem ser comunicados aos médicos. Ao buscar a ajuda de um mastologista, solicite o exame clínico para avaliar a saúde das mamas.

Artigos relacionados  Odontologia Cosmética, Branqueamento Dental

Outros sinais do câncer de mama podem ser: irritação ou deformidades da pele, dor nos mamilos, descamação dos mamilos, caroços nas axilas e retração dos mamilos. Todos os sintomas do câncer de mama na saúde devem receber uma atenção especial para preservar a saúde das mulheres.

O que fazer ao perceber sintomas do câncer de mama

Para manter a saúde em dia, a mulher deve buscar exames diagnósticos e preventivos anualmente. Isso deve acontecer com médicos qualificados, como ginecologistas e mastologistas. Ao notar sintomas do câncer de mama, é preciso marcar uma consulta médica com rapidez.

sintomas do câncer da mama

Lembrando que os sintomas do câncer de mama podem estar relacionados à aparência da mama, à textura e, também, às sensações. O diagnóstico correto é fundamental para cuidar da saúde da mulher e garantir um tratamento digno para os casos de sintomas do câncer de mama.

Artigos relacionados  Como funciona o procedimento de Lipoescultura sem cirurgia

O diagnóstico precoce da doença aumenta muito as chances de cura da doença. É importante ressaltar também que algumas mulheres podem não apresentar os sintomas do câncer de mama e, por isso, o acompanhamento constante com o autoexame é essencial, principalmente quando as mulheres já apresentam uma faixa etária de risco ou têm fatores genéticos e casos de câncer de mama na família.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.