E-BOOK GRÁTIS!

Emagrecer de vez é um livro digital com diversas informações e dicas sobre emagrecimento que geram um resultado fantástico e comprovado.

Quais os sinais e sintomas da diabetes

Sintomas da diabetes – A diabetes, principalmente a diabetes do tipo 2, é um problema de saúde que todos os anos leva à morte milhares de pessoas no Brasil, estando entre as doenças mais perigosas para a saúde junto com o câncer e os problemas cardíacos. Problemas com a cicatrização, metabolismo lento, dores e enfraquecimento são apenas algumas dos sintomas da doença, que precisa ser identificada o quanto antes para que a pessoa realize um tratamento adequado.

Atingindo crianças, jovens, adultos e idosos, a diabetes é um problema crônico de saúde, o qual ainda não existe uma cura. Ela pode surgir em decorrência da má alimentação, obesidade, sedentarismo ou pré-disposição genética, como é o caso das crianças com diabetes, entre outros fatores. O que se sabe, até o momento, é que existem precauções que ajudam a evitar o aparecimento do problema.

O que é a diabetes?

Quando a insulina é incapaz de exercer de maneira adequada os seus efeitos no organismo, isso faz com que ocorra um aumento da glicose, que nada mais é do que o açúcar, no sangue. Aí então surge o problema de diabetes, já que o pâncreas, por si só, não consegue produzir a quantidade adequada de insulina para suprir as necessidades do organismo.

Por sua vez, a insulina é a grande responsável por promover a redução do índice glicêmico no sangue e transformar o açúcar em fonte de energia. Assim, quando ela não funciona, ou quando há a resistência à insulina no organismo, origina-se a diabetes, que nada mais é do que alto índice de açúcar no sangue.

infografico diabetes

infografico diabetes

Quais são os tipos de diabetes?

– Diabetes do tipo 1: ocorre quando o pâncreas torna-se incapaz de produzir insulina devido a problemas no sistema imunológico que fazem com que os nossos anticorpos, que deveriam atacar células ruins, ataquem as células responsáveis por produzir a insulina. Esse tipo de diabetes ataca entre 5% e 10% dos pacientes com o problema.

– Diabetes do tipo 2: ocorre quando há a combinação de dois fatores, sendo a falta de produção de insulina e, ao mesmo tempo, a resistência das células em relação ao desempenho do hormônio insulina. Esse é o tipo de diabetes que mais afeta pessoas no mundo todo, com números que podem chegar a 90% dos indivíduos que sofrem de diabetes, sendo que também é o tipo mais perigoso, já que, embora haja tratamento, com o passar do tempo a doença pode se agravar.

– Pré-diabetes: a “pré-diabetes” é um termo utilizado quando o indivíduo apresenta grande potencial de desenvolver a diabetes do tipo 2 devido aos mais diversos fatores, como a má alimentação e a obesidade. O termo, portanto, representa o limite entre a situação saudável e a diabetes. Ou seja, é uma zona “intermediária”.

– Diabetes Gestacional: sem ter as suas causas conhecidas, esse tipo de diabetes caracteriza-se pelo aumento do índice glicêmico durante a gestação, podendo continuar presente, ou não, após o parto. Ela ocorre porque há uma resistência à insulina no organismo.

– Outros tipos de diabetes: diabetes devido a problemas na célula beta, diabetes por defeitos genéticos em relação à insulina, diabetes motivada pelo uso de drogas ou produtos químicos e diabetes devido a problemas no funcionamento do pâncreas.

Principais sintomas da diabetes tipo 1 na saúde:

– Vontade de urinar várias vezes ao dia, de forma incomum;
– Fome a todo momento;
– Sede a todo momento;
– Perda de peso repentina;
– Sensação de fadiga constante;
– Sentimento de fraqueza;
– Nervosismo;
– Alterações repentinas no humor;
– Náuseas e vômitos.

Principais sintomas da diabetes tipo 2 na saúde:

– Infecções que ocorrem com frequência;
– Visão embaça e dificuldades na vista;
– Problemas com a cicatrização de cortes e feridas;
– Furúnculos;
– Sensação de formigamento nos pés.

Como posso saber se estou com diabetes?

Caso você desconfie que está com a doença, o ideal é que você procure um hospital ou posto de saúde e faça um exame imediatamente. O exame é bastante simples e o paciente pode ficar sabendo o resultado na hora. Para identificar o tipo 2, é preciso realizar o exame em jejum, tratando-se de um procedimento que consiste em furar o dedo e medir o índice de açúcar no sangue.

Quando é detectado que o paciente tem um índice muito superior ao normal, então, o indivíduo é encaminhado para outros exames de sangue que comprovarão, ou não, o problema de diabetes. Nos postos de saúde e hospitais públicos, o exame é inteiramente gratuito e pode ser feito de maneira acessível. É de extrema importância que a diabetes seja tratada de maneira precoce.

Como funciona o tratamento?

O tratamento da diabetes é complexo e engloba uma série de atividades às quais o paciente terá de se acostumar para não prejudicar ainda mais a sua saúde. Sendo assim, a prática de exercícios físicos é um dos pilares do tratamento, já que as atividades físicas são essenciais para controlar a taxa de glicose no sangue.

Além disso, é necessário que o paciente tenha uma reeducação alimentar e adote uma dieta saudável. De maneira alguma a alimentação de uma pessoa com diabetes pode contar com receitas gordurosas ou ricas em açúcar. Desde quando descobre a doença, é vital para a saúde que o indivíduo altere a sua alimentação e privilegie um cardápio pobre em açúcar, mas com muitos nutrientes e ingredientes que fazem bem à saúde.

fim diabetes (2)

Você já deve ter visto, também, que os diabéticos, normalmente, contam com um aparelho para medir o índice glicêmico do sangue. Esse aparelho é essencial e deve estar presente com todos os pacientes afetados, já que é de extrema importância verificar a taxa de açúcar para avaliar qual é o momento de aplicar a insulina.

E, por fim, as injeções de insulina. Separadas em 4 tipos diferentes, no tratamento pode ser utilizada a insulina regular, que dura por 2 ou 3 horas no organismo; a insulina NPH, que pode durar até 18 horas; o análogo de insulina, que são moléculas modificadas de insulina e podem ter duração rápida ou longa, dependendo do tipo; e a pré-mistura, que combina diferentes tipos de insulina em diversas proporções.

Artigos relacionaso:

Jovem com morte cerebral é mantida viva e da luz gêmeos
Esta semana no paraná ocorreu um fato inédito, uma jovem que encontrava-se em morte cerebral deu a l...
O que é Bupropiona? e a Ação da Bupropiona no organismo
O que é Bupropiona?  Muita gente tem uma dificuldade enorme para largar certos vícios. O cigarro é c...
Magnésio e seus beneficios para saúde
Elementos minerais são de fundamental importância para qualquer organismo, e isso não é segredo para...
Pneumonia
A pneumonia é uma doença caracterizada pela inflamação ou infecção dos pulmões, órgãos fundamentais ...
4 semana de gravidez
Há quem diga que a 4 semana de gravidez é a primeira semana das ‘grandes transformações’. Considere ...
Herpes genital tem cura? Veja a SOLUÇÃO!
➤DICA ESPECIAL no Fim do Artigo! Pelo fato de não ser possível eliminar o vírus da Herpes genital, ...
Remédios para Emagrecer
Remédios para Emagrecer - Nos dias de hoje, o emagrecimento saudável está entre os principais objeti...
Tratamentos para Síndrome de Marfan
A síndrome de Marfan é uma doença do tecido conjuntivo, tecido que fortalece as estruturas do corpo....
Remédio para Emagrecer os mais usados
Remédio para Emagrecer  - é comum ver pessoas que se deparam com a difícil meta de ter que emagrecer...
Tratamento Quiropraxia Entendimento
Em um tratamento Quiropraxia, um quiroprático é um especialista em saúde que lida com assuntos relac...
Remédio Caseiro Para Prisão de Ventre
Para quem sofre com prisão de ventre, algumas soluções básicas como remédios caseiros podem ser fáce...
Anemia
Anemia: entenda esta doença. Anemia é causada pela falta de nutrientes importantes no organismo. A...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.