Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Quais os sinais e sintomas da tuberculose

A tuberculose é uma doença que pode ser manifestada de diferenciadas maneiras. Entre os sintomas que aparecem com maior frequência o destaque vai para o cansaço, suor, febre e a própria falta de apetite. Porém, a doença se desenvolve de diferenciadas maneiras, e cada uma delas conta com sintomas específicos. Tudo depende principalmente de qual é o órgão afetado pela mesma.

A tuberculose é uma doença de caráter infecto-contagiosa, ou seja, uma vez infectado, é possível transmitir a doença para outros indivíduos ao se redor. Ela é causada por meio de uma bactéria, que por sua vez, costuma prejudicar a saúde dos nossos pulmões. Mesmo assim, a doença também se manifesta (mesmo que com menos frequência) em outros órgãos do nosso corpo, como é o caso dos rins, dos ossos e até mesmo nas meninges, ou seja, nas membranas que circundam o nosso cérebro.

A bactéria que infecta o nosso corpo é chamada Bacilo de Koch, conhecida também pela sigla BK.

Muitos pacientes sequer manifestam sintomas ou sinais de uma tuberculose, ou seja, sua saúde mal é prejudicada em um primeiro plano, já que nenhum indício da doença é sentido nesse início.

Tuberculose

Tuberculose

Em outros casos, os sintomas da doença podem ser sentidos logo no início dessa doença, por mais que sejam menos significativos. Porém, em alguns casos, esses sintomas são mais expressivos e se manifestam na saúde do indivíduo por anos e anos, e infelizmente, em muitos casos eles são totalmente ignorados durante esse tempo.

Porém, os indivíduos que manifestam a doença geralmente têm a saúde afetada principalmente no que diz respeito à tosse, palidez, falta de vontade de comer, febres baixas que geralmente se manifestam pelo período da tarde, muito cansaço e fraqueza, rouquidão, emagrecimento e outros.

Essa febre costuma ser de 37.5 a até 38º, ou seja, já é uma febre preocupante para a saúde. Além disso, quando esse sinal vem sempre durante os períodos da tarde ou no começo da noite, esse é um grande indício de que o indivíduo esteja com tuberculose.

A perda de peso pela qual falamos não é nada positiva para a saúde do indivíduo com tuberculose, já que a perda é de nutrientes essenciais para a manutenção de sua própria saúde. Esse emagrecimento dificilmente é notado como um sinal de tuberculose, principalmente pelo fato de que ocorre de maneira lenta, mas por outro lado, bem progressiva.

A falta de apetite também ocorre e é um dos sintomas mais comuns da tuberculose, o que acaba acentuando ainda mais a perda de peso, prejudicial à saúde do indivíduo.

O mal estar de uma forma geral e sem um motivo aparente, ou seja, que começa de uma hora para a outra, também ocorre com frequência na rotina dos indivíduos com a doença. Ficar cansaço com frequência mesmo em um dia aparentemente normal também é um sinal de que a tuberculose pode estar se manifestado na sua saúde.

Por fim, outro sintoma bem agravante e específico da tuberculose é o suor durante a noite. Ele pode ser bem exagerado e excessivo, chegando até mesmo a molhar o lençol do paciente.

Os sintomas e sinais citados até o momento são aqueles que se manifestam em todo e qualquer tipo de tuberculose. Aliados a esses sintomas gerais existem também os sintomas particulares para cada tipo de manifestação dessa doença. Por conta disso, confira-os nesse momento.

Tuberculose pulmonar

A tuberculose pulmonar, ou seja, aquela que afeta diretamente a saúde dos pulmões, promete alguns sintomas bem peculiares.

Entre eles, o mais destacável é a tosse, que geralmente ocorre por um período de três a até quatro semanas. No início, a tosse é mais seca e depois pode começar a se manifestar com catarro, com pus ou em casos mais graves, até mesmo com sangue.

A dor no peito também é característica nesse tipo de tuberculose, o que acaba afetando a própria respiração. Sendo assim, se você começar a sentir dificuldades para respirar, com dores próximas à região do tórax, esse pode ser um sintoma de tuberculose.

Além disso, esse tipo de tuberculose está diretamente relacionada à produção de catarro em tons amarelado ou esverdeados.

Tuberculose extrapulmonar

Já a tuberculose extrapulmonar é aquela que atinge a saúde de outros órgãos ou partes do nosso organismo/corpo, como é o caso do intestino, rins, ossos e até mesmo a meninge. Os sintomas gerais desse tipo de doença são a perda de peso gradativa, o cansaço, febre com frequência e muito suor noturno.

Mas além desses sintomas, outros também se manifestam na saúde do indivíduo, como é o caso, por exemplo, do inchaço e de dores fortes no local em que a doença está acontecendo. Sendo assim, tudo vai depender do local onde o bacilo foi “garantir a sua moradia”.

Vale destacar que nesse caso não existem sintomas relacionados com o sistema respiratório, afinal, esse tipo de tuberculose não prejudica a saúde dos nossos pulmões. Certamente isso quebra um paradigma muito grande, afinal, muitos são os indivíduos que ainda associam qualquer tipo de tuberculose com os danos na saúde respiratória, como é o caso de problemas para respirar, catarros, tosse e outros.

Tuberculose infantil

Além da tuberculose pulmonar e a extrapulmonar, devemos destacar que existe ainda um terceiro tipo de tuberculose: aquela que se manifesta unicamente na saúde dos nossos pequenos.

Dessa forma, a tuberculose infantil é aquela que ocorre tanto em crianças como em adolescentes. Entre os principais sintomas, destacamos que grande parte deles são os mesmos já manifestados na saúde dos adultos, como é o caso de falta de apetite, cansaço excessivo (tanto do corpo como da mente), febre alta e tosse. Porém, no caso desse público em específico, os sinais e sintomas são mais graves e por conta disso, acabam prejudicando ainda mais a saúde dos pacientes. Além disso, o surgimento de ínguas, principalmente na região do pescoço, virilha e axilas também é uma característica bem comum dessa doença.

Além disso, geralmente a tuberculose infantil acaba demorando mais para ser diagnosticada, já que de início, se confunde com uma série de outras doenças.

Recomendados Para Você:

1 Comentário

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.