Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Quais os sinais e sintomas de labirintite

A labirintite nada mais é do que uma afecção que afeta o nosso labirinto, ou seja, uma parte estrutural da região interna do nosso ouvido. O labirinto, por sua vez, é constituído tanto pela cóclea quanto pelo vestíbulo. Esse primeiro é o responsável por nossa audição, e o segundo, pelo nosso equilíbrio. Sendo assim, é por isso que a crise costuma afetar esses dois fatores.

Ao invés de ser caracterizada como uma doença, a labirintite é na verdade uma infecção em que o labirinto fica inflamado, o que agrava em problemas tanto no equilíbrio como na própria audição, que são os que mais saem prejudicados na nossa saúde quando a labirintite decide apresentar uma de suas crises.

E para descobrir logo de início caso esteja com essa infecção, confira neste artigo um pouco mais sobre os principais sintomas e sinais de labirintite e como eles podem se manifestar na sua saúde.

Sintomas da labirintite

• Vertigem
O sintoma mais agravante da labirintite na saúde do indivíduo é a vertigem, que é quando a pessoa começa a sentir que tudo em seus arredores começa a girar constantemente.

A vertigem clássica rotatória pode ser apresentada como um sinal de labirintite de duas diferentes formas: na primeira, a sensação é que o ambiente é quem está girando em relação ao corpo, e na segunda, o corpo é quem roda ao redor do ambiente.

E é a partir desse sintoma principal que outros paralelos também podem vir acompanhados, como é o caso, por exemplo, da tontura que surge exatamente pelo fato de que tudo está girando na cabeça do indivíduo. Nessa tontura, o principal efeito é a própria sensação de que está desequilibrado, além de instável, caindo, pisando em falso e outros efeitos.

Além disso, é comum que o paciente também apresente náuseas e vômito, alterações gastrintestinais, desequilíbrio constante até mesmo para realizar as mais simples tarefas do dia a dia, sudorese, perda da própria audição, zumbidos no ouvido, quedo do cabelo, fraqueza nas unhas e outros.

Os efeitos e sintomas da labirintite prejudicam principalmente a audição do indivíduo. Dessa forma, é comum que ele sinta uma verdadeira pressão dentro dele quando estiver diagnosticado com a infecção.

labirintite evitar alimetos

labirintite evitar alimetos

Por outro lado, os zumbidos e até mesmo secreções ou demais líquidos saindo do próprio ouvido também ocorre com frequência nesse diagnóstico.

Além disso, em alguns casos, o indivíduo também pode apresentar sintomas de febre acima dos 38 graus.

Fase aguda

A labirintite conta também com uma fase aguda, que na realidade, é considerada uma crise que aparece do nada e pega todos os seus pacientes de surpresa, já que pode acontecer de uma hora para outra e em qualquer lugar.

Essa fase aguda, então, nada mais é do que a fase mais crítica da infecção, caracterizada como uma verdadeira crise.

A duração da crise também varia de indivíduo por indivíduo, e pode durar minutos, horas ou até mesmo dias, o que irá depender exatamente da intensidade da mesma.

Quando a labirintite é estimulada por conta de um resfriado ou de uma gripe, sendo estes os casos mais comuns, esses sintomas costumam demorar um tanto para aparecer: entre 10 dias e duas semanas.

A crise não é capaz de afetar a saúde a ponto de causar um desmaio, porém, recomenda-se que o indivíduo não deite enquanto passa por essa fase adulta, já que esse ato pode acabar agravando a própria tontura.

Agravamento dos sintomas

Os sintomas de labirintite podem se intensificar em algumas situações. Medo, ansiedade, estresse ou o próprio fato de ficar muito tempo em um mesmo local podem acabar agravando os sintomas mais pesados para a saúde do indivíduo. E sabem aquelas placas instaladas em frente aos brinquedos radicais em parques de diversões que dizem que a programação é proibida para os que têm a infecção? É exatamente para não tornar os sintomas mais agravantes, que podem se manifestar principalmente por conta do psicológico do indivíduo. Sendo assim, isso explica o mistério no que diz respeito à recomendação de que os pacientes não devem se submeter às atividades que podem provocar esses fatores à saúde mente.

Além disso, os sintomas também podem ser intensificados quando o indivíduo está muito estressado, quando realiza movimentos com muita rapidez com o pescoço e quando está em locais em que a concentração de indivíduos é muito grande.

Utilizar o computador e outros dispositivos móveis durante o período da noite também pode agravar os sintomas, além de prejudicar a saúde dos olhos. A tontura e a dor de cabeça tendem a acontecer com maior frequência nesses casos, e em especial, no período noturno.

labirintite consuma alimetos

labirintite consuma alimetos

Além disso, as mulheres têm uma tendência de intensificação dos sintomas na saúde quando estão no ciclo menstrual. Eles costumam ser mais pesados durante os primeiros quatro dias nessa fase, e podem diminuir com o passar dos dias até que desapareçam totalmente.

Além disso, devemos destacar que os sinais e os sintomas da labirintite podem aparecer e voltar com uma frequência bem variada. Como já dito anteriormente, eles podem durar horas, dias ou até mesmo semanas: tudo vai depender da intensidade da crise desse problema de saúde.

Depois da fase mais aguda os sintomas começam a diminuir até que desapareçam por completo. Porém, eles podem aparecer novamente em uma questão de meses ou de anos.

Quando a labirintite não é tratada os indivíduos podem começar a sentir sintomas ainda mais pesados e bem prejudiciais para a saúde tanto física como também para a saúde emocional. As dificuldades envolvem ficar em pé por conta das tonturas que realmente desestabilizam o indivíduo ou até mesmo a surdez, que começa a afetar devagar e de uma hora para outra pode se tornar completa e irreversível.

A labirintite emocional

A labirintite emocional está diretamente relacionada com problemas emocionais como é o caso da depressão ou da ansiedade. Sendo assim, atrelado aos sintomas comuns da infecção, o indivíduo também pode sentir muito estresse, tristeza, preocupação, notar algumas alterações no próprio apetite e vontade de realizar atividades sociais, choro com frequência e assim por diante.

Pesquisas semelhantes

  • sinais e sintomas da labirintite

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.