Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Quais os sintomas da menopausa

Morar em uma cidade com temperatura quase negativa e se abanar com um leque durante o dia é uma rotina para várias mulheres que estão passando pelo período da menopausa. Pois, elas estão enfrentando os sintomas da menopausa.
Este período da vida feminina é um dos mais difíceis, pois os sintomas da menopausa são muito desconfortáveis, segundo relatos de mulheres que já passaram por ela, além de causarem alguns problemas de saúde.

Os sintomas da menopausa costumam ocorrer após um ano completo desde o último fluxo menstruação normal da mulher, chamada também de espontânea, pois não depende de tratamentos medicamentosos para ocorrer e acontece naturalmente. O tempo de mudanças causadas no período fisiológico, ou menopausa, também é chamado de climatério e é nele que começam a aparecer os sintomas da menopausa que podem prejudicar a saúde da mulher.

sintomas da menopausa

sintomas da menopausa

O climatério marca o período da passagem da fase em que a mulher é capaz de reproduzir para a não reprodutiva. Nele o organismo deixa de produzir vagarosamente os hormônios estrogênio e progesterona, causando o aparecimento dos sintomas da menopausa.

Em média, os sintomas da menopausa aparecem, geralmente, entre os 45 e 55 anos de idade, em casos em que não há intervenções cirúrgicas como a retirada do útero ou ovários por causa de cistos ou problemas de saúde que comprometam esses órgãos.

Sintomas da menopausa

No início da menopausa, a mulher começa a perceber alterações no fluxo menstrual, que tende a ser mais espaçado e em menor quantidade, até a ausência da menstruação. Além disso, os principais sintomas da menopausa podem são: ressecamento vaginal, ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, perda de massa óssea ou osteoporose, aumento do risco de doenças cardiovasculares, alterações na distribuição de gordura corporal e até mesmo a depressão.

Todos os sintomas da menopausa são causados pela falta dos hormônios estrogênio e progesterona, que também causam o desiquilíbrio de outros hormônios responsáveis pela saúde da mulher.
Durante a menopausa, é recomendado que a mulher vá regularmente às consultas médicas, tanto de especialistas como ginecologistas, quanto nos demais, pois os sintomas da menopausa e seus danos podem comprometer várias aspectos da saúde da mulher.

Como diminuir os sintomas da menopausa?

Como os sintomas da menopausa são o resultado da baixa ou nula produção de alguns hormônios femininos essenciais para o equilíbrio do organismo da mulher e manutenção da saúde, o principal e mais eficaz tratamento para os sintomas da menopausa é a Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Nela, a mulher recebe por meio de comprimidos ou outras formas, os hormônios estrogênio e progesterona, assim, diminuindo os principais sintomas da menopausa. Porém, este tratamento só é iniciado após uma série de exames de saúde que analisam o perfil da mulher, com o objetivo de regular a dosagem necessária dos hormônios para cada caso.

Como diminuir os sintomas da menopausa

Como diminuir os sintomas da menopausa

O resultado do TRH, geralmente aparece depois do primeiro mês de tratamento, causando o alívio de alguns sintomas da menopausa e melhora em outros aspectos da saúde da mulher.

O convívio com os sintomas da menopausa

Outra questão importante relacionada aos sintomas da menopausa é como conviver com ela. Para isso, os especialistas em saúde da mulher indicam o início da prática de atividades físicas que ajudem no fortalecimento da musculatura e dos ossos, manutenção de hábitos que garantam a qualidade do sono, além de uma dieta que exclua ou diminua o consumo de alimentos industrializados.
Essas ações aliadas com as consultas regulares com os médicos especialistas em sintomas da menopausa ajudam a melhorar a saúde no período do climatério, pois diminuem os efeitos ruins causados pelos sintomas da menopausa.

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.