Quais são os sintomas do Zika Vírus?

O Zika vírus ou febre por vírus zika é transmitido por uma picada de mosquito e geralmente a doença é leve, seus sintomas duram em media uma semana. Atualmente há um estudo em andamento sobre a infecção de mulheres grávidas pela febre por vírus zika e suas prováveis causas de defeitos congênitos nos bebes.

Zika vírus transmissão

A propagação do vírus zika é através de picadas de insetos como o mosquito Aedes aegypti que é o mesmo mosquito que transmite a dengue, o chikungunya e a febre amarela.

Sinais e sintomas do Zika Vírus

O tempo desde o inicio da infecção até iniciar os sintomas não esta definido, mas é provável que fique em torno de uma semana ou seja, depois de infectado os sintomas do Zika Vírus vão aparecer depois de uma semana.

Artigos relacionados  O que é a Sibutramina?

Os sintomas são praticamente os mesmos que os da dengue, e são:

  • Erupções na pele – vermelhidão ou inflamação da pele
  • Febre
  • Conjuntivite – inflamação da conjuntiva
  • Mialgia – dores musculares em qualquer parte do corpo
  • Artralgia – dor associada a uma ou mais articulações do corpo
  • Mal estar
  • Cafaleias – dor de cabeça

Estes sintomas duram em media de 2-7 dias.

sintomas do Zica Vírus

Como diagnosticar o Zika Vírus?

Atualmente o Zika Vírus é diagnosticado através do PCR (reacção em cadeia da polimerase) e também do isolamento do vírus em amostra de sangue.

Tratamento para o Zika Vírus

Por se tratar de uma doença rápida, o tratamento do Zika Vírus não requer procedimentos específicos. A pessoa infectada com o vírus deve ficar em repouso, beber bastante líquidos e tratar das dores e febres de modo normal com medicamentos comuns. Caso os sintomas fiquem muito fortes, o infectado pelo Zika Vírus deve procurar um médico para aconselhamento.

Artigos relacionados  Remédio Caseiro Para Cólicas Renais

Como prevenir o Zika Vírus?

Uma boa prevenção contra o Zika Vírus deve-se começar com a eliminação de locais de proliferação do mosquito Aedes aegypti, Limpe e esvazie recipientes que possam ter água como pneus, vasos, baldes.

Em locais com mosquito, deve-se usar repelentes de insetos, usar roupas claras que cubram quase que todo o corpo, usar telas de proteção e portas e janelas, dormir sempre usando algum tipo de proteção contra insetos.

Fontes:

www.saude.gov.br

http://www.who.int/mediacentre/factsheets/zika/pt/

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.