Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Quais são os sintomas e sinais da Meningite

A meningite é caracterizada como uma infecção que pode ser causada tanto por vírus como também por bactérias. Quando um deles consegue chegar até as defesas do nosso organismo e ainda vencê-los, nossas meninges são atacadas. As meninges, por sua vez, são caracterizadas como três diferentes membranas que envolvem a região do nosso encéfalo, além da medula espinhal e de demais partes do sistema nervoso central.

Algumas vezes a meningite também pode ser causada de outra forma: por meio do bacilo de Koch ou então por fungos.

Mas de todas as formas devemos destacar que essa doença prejudica a saúde do indivíduo em vários aspectos, sendo o nosso sistema imunológico o primeiro e o mais prejudicado.

Principais sinais e sintomas da meningite

Os primeiros sintomas da meningite geralmente vêm acompanhados de algo que é facilmente confundido com uma simples gripe. Dessa forma, é comum que em primeiro plano ela afete a nossa saúde de forma a lhe confundirmos com um resfriado ou gripe.

Geralmente a meningite surge de uma hora para a outra, e para que ela comece a afetar a nossa saúde como uma infecção é questão de horas até no máximo dois dias após a quebra da nossa defesa imunológica.

Entre os principais sintomas da meningite podemos destacar a febre, sendo este um dos primeiros sintomas. A febre costuma ser alta, superior a 38º. Depois disso, dores de cabeça excessivas, além de vômitos e náuseas também ocorrem com frequência.

A sonolência também aparece entre os sinais de uma meningite se aproximando e até mesmo o nosso psicológico acaba sendo afetado, já que é possível ter dificuldades para se concentrar, por exemplo.

A falta de apetite, as convulsões, fotossensibilidade e até mesmo o aparecimento de algumas manchas vermelhas sob a pele também são alguns dos sintomas que afetam a saúde dos indivíduos com a infecção.

Bebês com meningite

A meningite costuma atacar principalmente a saúde dos bebês, e nesse caso, alguns dos sinais e sintomas podem ser diferentes, por mais que dor de cabeça, febre, vômito e até mesmo a confusão mental também ocorram com os pequenos.

Um dos aspectos que mais incomoda os bebês no caso de meningite certamente é a rigidez corporal, principalmente no pescoço e nas pernas dos pequenos. Além disso, a inquietação e uma moleira mais tensa ou então elevada também podem ser sinais de uma meningite.

Por outro lado, as crianças também costumam se irritar muito mais quando estão com um problema de saúde. Dessa forma, o choro fácil ou a própria irritabilidade acima do normal pode ser um sinal de que algo está errado.

Sintomas em diferentes tipos de meningite

A meningite pode se manifestar de duas diferentes formas, como já destacamos anteriormente: elas podem ser causadas tanto por vírus como também por bactérias. E em cada um dos casos os sinais e sintomas são manifestados de forma diferente.

Meningites virais

Caso o indivíduo manifeste a meningite viral, ou seja, aquela em que o responsável pela infecção é um vírus, devemos destacar que os sintomas para a saúde são um tanto quanto mais leves.

Dessa forma, os sintomas são bem similares aos de um resfriado ou o máximo de uma gripe.

Geralmente a meningite viral afeta a saúde das crianças, que estão com o sistema imunológico menos preparados para a ação desses vírus. Dessa forma, a doença causa dores de cabeça e febre, além de rigidez no pescoço e irritabilidade.

Quando o diagnóstico de saúde é realizado e o exame comprova que a meningite é viral, a única ação a ser feita consiste em esperar até que a problemática se resolva sozinha, assim como acontece também com outras viroses.

Meningites bacterianas

Porém, quando a meningite é manifestada por meio da invasão das bactérias no sistema imunológico, devemos destacar que os sinais e sintomas acabam sendo um tanto quanto mais pesados.

Isso porque a meningite bacteriana é considerada mais grave, e por isso, altera o nosso quadro de saúde de maneira muito mais rápida. Por isso, essa infecção deve ser tratada de forma imediata, logo que é notada.

Sendo assim, os sinais de uma meningite bacteriana são extremamente importantes, e caso se manifestem, o indivíduo deve tratar a doença o mais rápido possível para que ela não venha a prejudicar ainda mais a sua saúde.

As principais bactérias que causam a meningite são as pneumococos, meningococos e hemófilos, sendo que em todos os casos os agentes transmitem a doença por meio de nossas vias aéreas.

Os sintomas e sinais da meningite bacteriana são mais graves para a nossa saúde, e começam em questão de pouco tempo, geralmente, algumas horas após a infecção.

Entre eles podemos destacar a febre alta, as dores de cabeça mais fortes e concentradas principalmente acima dos olhos, dores no pescoço, vômitos e mal estar e até mesmo dificuldade para encostas o próprio queixo na região peitoral. Além disso, é nesse caso em que é possível também notar o aparecimento de algumas manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

É dessa forma que notamos uma infecção que se espalha de forma bem expressiva por todo o nosso corpo, motivo pelo qual ela prejudica tanto a nossa saúde. Esse tipo de meningite promete se alastrar de forma rápida, chegando até a circulação do nosso sangue. Por conta disso, o indivíduo deve tratar um caso de meningite bacteriana o quanto antes, em nome de sua própria saúde.

Meningite

Meningite

Observação

Vale ainda destacar que em ambos os casos, ou seja, tanto na meningite viral como na bacteriana, os sintomas e sinais dessa infecção não devem ser ignorados de maneira nenhuma. Isso acaba prejudicando ainda mais a saúde do indivíduo e fazendo com que a doença se alastre cada vez mais.

O cuidado deve ser tomado principalmente nas duas faixas etárias que são consideradas extremas: na primeira e terceira idade. Sendo assim, bebês e idosos devem cuidar ainda mais para que a meningite não venha a atrapalhar a saúde dos mesmos.

Assim, logo que algum sinal detectado comece a se manifestar na saúde deles, é necessário encaminhá-los para atendimento médico.

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.