Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

TDAH como reconhecer os sintomas em uma criança?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) trata-se de um problema de saúde, que tem como as suas principais características a dificuldade de atenção por parte do afetado, dificuldades em relação ao aprendizado intelectual, ansiedade e agitação. O TDAH pode ser diagnosticado ainda na fase infantil, principalmente nas avaliações escolares. Diversas linhas de tratamentos existem para a melhora no quadro e evolução intelectual e da saúde da criança.

Para que seja considerada portadora do transtorno, a criança precisa apresentar os sintomas que a descaracterizam do comportamento normal. Na saúde, o TDAH pode prejudicar, também, em relação à fala, à escrita e o desenvolvimento do cérebro em relação ao foco e a atenção. É importante que o quadro seja identificado o quanto antes, pois, quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil auxiliar a pessoa.

Quais são os sintomas?

• Comportamento impulsivo;
• Dificuldade em prestar atenção nas atividades exercidas;
• Hiperatividade (agitação);
• Insônia;
• Tiques nervosos;

Uma criança com TDAH, normalmente, é aquela criança meio “aérea”, que não consegue captar muito bem as informações, pois são desatentas. Outras crianças têm a combinação da desatenção e hiperatividade, sendo aquelas mais agitadas e, que por conta disso, não conseguem prestar atenção – normalmente, estas estão sempre correndo, pulando, brincando, mas, não conseguem parar quietas e focar a atenção em uma aula, por exemplo.

Quais são as causas?
Afetando a saúde de, aproximadamente, 5% das crianças em idade escolar, o TDAH é o transtorno de maior ocorrência. A causa pode se tratar de uma herança genética, no entanto, não se sabe exatamente o porquê o problema de saúde aparece. Exames e estudos afirmam que o cérebro de uma criança com esse transtorno na saúde é diferente em relação ao órgão das que não são afetadas pelo problema.

TDAH como reconhecer os sintomas em uma criança?

A maioria das crianças que apresentam o quadro de TDAH também apresentam outros problemas que afetam o comportamento ou desenvolvimento. Alguns ainda apresentam problemas de saúde psiquiátrica, como depressão, ansiedade e bipolaridade.

Como é feito o diagnóstico?
A criança pode ser diagnosticada antes dos sete anos. Para que seja considerada com TDAH, ela tem de apresentar, no mínimo, seis características de dificuldades em prestar atenção, ou seis sintomas de impulsividade e agitação. Os motivos para o aparecimento do TDAH não podem estar ligado a anormalidades, deve ter aparecido de forma espontânea e estar presente há mais de seis meses. Os problemas de saúde devem incluir dificuldades nas relações escolares, no lar e em outras relações sociais.

Como é feito o tratamento?
Quando o portador do TDAH é diagnosticado, são indicadas linhas de terapia para a saúde psicológica, como as comportamentais e de desenvolvimento. A psicoterapia é capaz de fazer com que a criança evolua em relação ao aprendizado através de terapias práticas e estímulos para o cérebro. Na maioria dos casos, é necessário que a criança, também, receba tratamento psiquiátrico, com o uso de remédios que melhoram a atenção e em relação à hiperatividade.

Se tratando de um transtorno de saúde que acontece com ocorrência no Brasil, as linhas de tratamento já são bastante acessíveis e diversificadas, apresentando bons resultados em relação à evolução do portador de TDAH. O ideal é que os pais estejam atentos ao problema de saúde, assim como os membros da escola, para que percebam os sinais o quanto antes.

Recomendados Para Você:

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.