Tipos de soja e 7 benefícios a saúde

As dietas e a popularidade das comidas saudáveis vem crescendo de forma surpreendente no Brasil, um dos alimentos que tem sido bastante comentado é a lista de benefícios da soja para o organismo humano.

Por ser rico em proteína e ter um teor de gordura baixo a soja tem sido considerado um substituto da carne. Em dietas vegetarianas e veganas, ela tem sido bastante usada, principalmente por conta do valor nutricional que a soja contém.

A soja é rica em cálcio, zinco, ácido, ferro, fólico, fibras, vitaminas B e K, ômega-3 e ácidos graxos. Além disso, melhora a saúde do coração, dos ossos e alivia os sintomas na menopausa.

O que é a soja?

A soja é um grão que vem da Ásia e começou a ser cultivado a mais de cinco mil anos atrás. A planta passou a ser comercializada como uma segunda opção para as pessoas que não comem carne.

A soja proporciona diversos benefícios para a saúde e além de tudo isso regula o nível de colesterol no sangue. O alimento também possui substâncias que ajudam a atenuar os efeitos da menopausa, além de evitar a perda de massa óssea.

Quais são os tipos de soja?

É importante entender que a soja tem várias variações, uma das mais famosas e cultivadas é a soja amarela. Existem algumas outras versões mais conhecidas que podem proporcionar grandes benefícios para a saúde das pessoas que a consomem. Eles são: edamame e soja preta.soja

A soja preta: o grão ajuda a emagrecer, elas são capazes de ir até as células de gordura armazenadas no corpo e ajudar na perda de peso. O pigmento preto é uma espécie de casca entorno do grão, o que ajuda a conservar muito melhor os nutrientes.

O edamame é uma certa soja que tem uns grãos ainda imaturos ou não totalmente prontos, mas ela é interessante para manter a saúde por ser rica em proteínas, minerais e vitaminas A e C. Agora, é importante entender que o alimento possui uma quantidade de isoflavonas baixa.

Veja aqui quais  a lista de benefícios da soja!

Atenuar os efeitos que a menopausa pode trazer:  a menopausa é a queda de hormônios, estrogênio e progesterona. Normalmente, esse processo feminino costuma ocorrer entre os 45 e os 55 anos de idade. As estruturas da soja podem ser um grande aliado no equilíbrio hormonal e serve também como uma forma de reposição, já que quando a mulher entra na menopausa os hormônios tendem a diminuir acarretando alguns problemas típicos dessa fase.

As isoflavonas, substância presente na soja, consegue diminuir a intensidade dos sintomas da menopausa, como: frequência de calor, sudorese, irritação, insônia e alguns outros sintomas que podem levar a deixar essa fase muito complicada. Três colheres de sopa de soja é uma quantidade boa para ser ingerida diariamente, mas isso é somente para pessoas que têm sintomas leves.

Artigos relacionados


Prevenir a saúde dos ossos: a soja é rica em cálcio, o que logicamente deveria ajudar na saúde os ossos, mas a verdade é que o grão tem uma substância chamada ácido fítico que faz com que a absorção de cálcio seja complicada e por isso apesar de ser rica em cálcio ela não previne a saúde dos ossos  por conta disso.

Os verdadeiros responsáveis por evitar a perda de massa óssea são as isoflavonas. Elas têm um efeito bem parecido com o estrógeno e proporcionam um benefício semelhante durante a menopausa, essa fase faz com que os níveis de hormônio diminuam ou acabem, fazendo com que esse efeito ajuda a prevenir doenças nos ossos.

É importante entender que a soja não é uma garantia para a mulher ou uma forma de não ter doenças nos ossos, pois existe um fato genético que pode contribuir, mas é uma forma de ajudar.

Reduz o colesterol: o coração acaba por também se beneficiar pelo grão de soja. Existem vários pesquisadores que falam sobre o consumo de soja ajudar na redução do colesterol ruim e no aumento de produção do bom. Isso costuma ocorrer por conta dos níveis de gordura e a soja acaba por equilibrar um pouco essa balança dentro do organismo.

Devido aos estudos que aconteceram ao redor do grão, foi concluído que a soja é uma alternativa enorme para os tratamentos de reposição hormonal em mulheres que podem sofrer futuramente de problemas cardiovasculares, portanto os benefícios são vários.

Ajuda a prevenir o câncer de mama: o câncer tem sido uma doença que vem assustando bastante as pessoas. No caso de ser mulher, o de mama acaba por ser um dos mais comuns e os fatores de risco são vários, porém existem pesquisas afirmando que o consumo de soja pode diminuir o risco do câncer de mama.

Se a mulher vem ingerindo altas doses de isoflavonas, elas têm um risco menor de desenvolver o câncer de mama e acabam por ingerir menores quantidades ao longo do tempo, como uma forma de equilibrar o organismo.

Ajuda a melhorar o trânsito intestinal: notoriamente a soja é rica em fibras, como já foi falado outras vezes, ela possui uma necessidade diária de vários nutrientes que o corpo precisa.O grão acaba por ajudar a melhorar esse trânsito intestinal, prevenindo a constipação e a prisão de ventre, problemas que afetam boa parte dos brasileiros.

Ajuda pacientes com câncer de pulmão: algumas pesquisas sobre a soja dizem que o consumo da mesma acaba ajudando no convívio com o câncer de mama, pois os pacientes que têm a doença acabam conseguindo sobreviver muito melhor a doença com essa mudança na alimentação.

Isso tudo nos faz voltar as isoflavonas, que já foi falada várias vezes aqui, ela tem esse efeito parecido com o estrógeno e tem um certo “poder” de ser anticancerígeno, ajudando totalmente a esses pacientes.

Qual a quantidade necessária consumo de soja?

Depois de toda essa lista de benefícios da soja é importante também entender qual é a quantidade necessária para o organismo se alimentar de soja. Segundo o Ministério da Saúde, uma concha de soja por dia é cerca de 100 gramas e essa é a quantidade máxima para o consumo.

Outro aviso importante é: não comer o alimento todos os dias, pois em alta quantidade ela pode causar problemas e efeitos colaterais. Essa observação vale para ambos os sexos. Agora que você conheceu melhor a soja, que tal começar a se beneficiar dela?


Pesquisas semelhantes

  • Soja preta estrogenio
  • tipos de sojas??

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.