Dominio: saudenocorpo.com
Chave: 551eaec2ada22cab6158c5b90561a1f4a1415d7a
Hora do cache: 1480808842
Vida do cache: 1482104838
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 06edfff39384f069d6b8da8be1ebde6bffc7fa85
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Vitamina A e seus beneficios para saúde

O que você acha do micronutriente retinol? Não sabe o que quer dizer? E que tal se eu chamá-lo de vitamina A? Uma daquelas coisas sem as quais nós literalmente não vivemos. A vitamina A pode ser invisível a olho nu, mas seus efeitos no nosso dia a dia são bem vistos. Entre suas diversas funções, estão benefícios ligados à visão, imunidade, pele, ossos, cabelos e alguns estudos a ligam até a prevenção do câncer. Uau!

Uma das características mais marcantes da vitamina A é que ela é lipossolúvel, ou seja, ela é solúvel apenas em lipídios e não em água, precisando de que lipídios estejam presentes para ser corretamente absorvida. A vitamina A pode ser encontrada nos animais na forma de retinol e isto acontece geralmente no fígado, sardinha, gemas de ovos, leite (integral) e derivados como queijo e manteiga. É por isso que muitas pessoas acham saudável tomar uma colher de fígado de bacalhau, afinal este é considerado o top dos alimentos com alta quantidade de vitamina A.

Nas verduras é muito comum a vitamina A estar em folhas com coloração de um verde mais escuro, por exemplo, no espinafre (sim, Popeye estava certo o tempo todo), couve e brócolis. E finalmente, tanto vegetais quanto frutas amarelas alaranjadas são uma boa maneira de encontrar a vitamina A, devido à presença dos carotenoides. Estamos falando da manga, mamão, pêssego, abobora (só as maduras, hein?), moranga e cenouras (sim, Pernalonga estava certo o tempo todo TAMBÉM), entre outras.

Vitamina A

Vitamina A

Que venham os benefícios da Vitamina A

Muito já ouvimos falar que comer cenouras é bom para a visão, afinal nunca vimos coelhos de óculos, certo? Essa história tem origem num dos benefícios da vitamina A, que protege a córnea com seus poderes. Baixa ingestão de vitamina A pode causar a conhecida cegueira noturna.

Outra vantagem muito veiculada da vitamina A é sua característica antioxidante. Seria isso um super poder mágico da vitamina A? Basicamente um antioxidante evita a formação de radicais livres do organismo, que levam ao envelhecimento celular. Então vamos agradecer novamente à vitamina A por mais esta ajudinha.

Para manter a as células da pele e mucosas funcionando felizes a vitamina A também cumpre um papel primordial, além de agir na reparação do epitélio epidérmico. Já chegou a ser veiculado que a vitamina A seria uma combatente do câncer, mas esta é uma afirmação polêmica. Isto porque estudos nunca comprovaram definitivamente que a vitamina A trabalha neste sentido, embora sua ação antioxidante e celular leve a tirar esta conclusão. Inclusive alguns estudos já publicados ligaram a combinação da vitamina A e certas substâncias tóxicas poderia aumentar a chance de alguns cânceres.

Faltando vitamina A no meu quintal

A deficiência de vitamina A é preocupante, afinal ela é indispensável para o nosso bem estar. Uma possibilidade da falta de vitamina A é a xeroftalmia, uma condição conhecida popularmente como olho seco e que produz secura também na pele, além de manchas brancas na esclerótica. Pessoas com falta de vitamina A costumam também reclamar de sensibilidade à luz. Há aumento de estresse e risco de infecções.

Recomendados Para Você:

8 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.