Você precisa saber disso antes de começar outra dieta

Existe um big computador aí dentro de você, ele não é apenas veloz. Ele também armazena praticamente todas suas experiências desde que a vida começou aí dentro… e se você acha dietas difíceis ou tem dificuldade para mudar de alimentação a resposta pode estar dentro da sua mente! Existem coisas que você precisa saber antes de começar outra dieta

Todas suas refeições e sabores provados foram de alguma forma armazenados no seu cérebro. Já aconteceu de apenas lembrar um sabor depois de prová-lo? Alguém brincando com você te da um sorvete para prova ‘as cegas’ e você acerta?! É a sua máquina pessoal funcionando e fica melhor (ou pior?) algumas coisas você comeu em momentos tão significativos que ficaram marcados de forma expressiva na sua massa cinzenta: a comida da vovó, aquele doce quando tirou 10 na escola, o sorvete que sua mamãe comprou pra você quando era criança… por diversos exemplos da nossa vida, foram criados vínculos emocionais com o alimento (por vezes com alimentos que não devíamos comer) esses vínculos são como ordens dentro do seu cérebro, comandos de dentro para fora. E aqui surge um problema: ordens de dentro não conseguem ser caladas pelo lado de fora! Se o som do seu quarto está alto, não adianta tentar aumentar a largura da parede; você precisa abaixar o som.

Você precisa entender como reprogramar a sua mente para comer bem.

As dietas geralmente tentam amenizar as vontades e desejos que seu cérebro aprendeu e armazenou ao longo da sua vida. Por isso que muitas pessoas sofrem tanto para não atacar a geladeira a noite.

Por dentro uma vontade sedenta de devorar mais um pedaço, uma vontade completamente inconsciente e, porque não, irracional, já que conscientemente todos sabemos que comer doces, frituras ou excessos faz mal! Quando nos lembramos consciente e de forma racional que comer aquelas coisas faz mal, geralmente vem um sentimento de culpa ou de fraqueza e esses sentimentos geralmente reforçam as mesmas causas do descontrole alimentar…

Com isso, você agora deve entender que tentar lutar para não comer aquilo que gosta é muito difícil. Por isso, pouco a pouco mais pessoas tem compreendido que antes de mudar aquilo que comem elas precisam mudar aquilo que pensam sobre a comida, eu chamo isso de reeducação mental e o mais importante é você entender que é um ser único e por conta disso deve se tratar como tal, seja no quesito alimentação, saúde ou fatores emocionais.

Gilberto Firme

Criador do curso Alimentação de Excelência.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.