Amamentar emagrece quantos quilos por mês?

Amamentar emagrece quantos quilos por mês? Depois de meses de dedicação à pequena vida que crescia dentro de você, depois de meses cuidando ainda mais da saúde e da alimentação, chegou a hora de segurar o seu pequeno bebê nos braços. 

Chegou a hora de conhecer o(a) pequeno(a) que desde muito pequeno conquistou o coração e a atenção de todos na família.

No entanto, não pense que os cuidados acabam no momento em que seu filho ou filha nasce. Muito pelo contrário, a partir de agora serão ainda mais cuidados com a sua alimentação e com a do bebê. 

É importante que as mamães mantenham uma alimentação saudável e nutritiva, evitando doces, gorduras, alimentos fortes que possam passar para o leite, como pimentas, temperos fortes, álcool. 

Isso porque a alimentação do pequeno deverá ser exclusivamente feita com leite materno até o sexto mês.

Até essa idade o bebê não deve ser alimentado com outra coisa, visto que a introdução de outros alimentos como papinhas e frutas deverá ser gradual e iniciada depois do sexto mês de vida do bebê. 

E não pense que esse é um benefício exclusivo do bebê, as mamães também têm muito a ganhar com isso. 

O que a mãe ganha com isso? 

Será que amamentar emagrece?

Emagrece sim!

Pesquisas indicaram que mulheres que alimentam seus filhos exclusivamente com leite até o sexto mês perdem mais peso se comparadas com outras mães que introduziram outros alimentos à rotina do bebê. 

Por que isso ocorre? 

Porque o corpo da mulher queima muitas calorias na produção do leite materno. 

Esse gasto calórico equivale a aproximadamente 500 gramas por mês.

Além desse gasto calórico, as glândulas mamárias são responsáveis por produzir cerca de 600 a 800 ml de leite por dia. 

E quando o bebê mama, quando ele suga o seio da mãe, o corpo da mulher começa a liberar um hormônio, chamado ocitocina, que atua na contração uterina, que faz com que o útero volte ao tamanho natural.

Esse não é o único hormônio liberado pelo corpo. Outro que é liberado na hora da amamentação é a prolactina, essa inibe o funcionamento dos ovários. 

Com isso ela age como um anticoncepcional natural do corpo da mãe, funcionando até que o bebê complete seis meses. 

A amamentação possui ainda muitos outros benefícios, como proteger a mulher contra cânceres nos ovários, nas mamas, doenças cardiovasculares, além de diminuir a ansiedade e aumentar a conexão entre mãe e filho.

Se amamentar emagrece então quantos quilos é possível emagrecer em um mês?

A mulher que apenas amamenta até o sexto mês da criança pode emagrecer em média 2 quilos em um mês. 

Mas isso acontece se uma dieta balanceada for mantida durante a amamentação.

Mas durante os seis meses de alimentação exclusiva, amamentar emagrece?

Sim. A mulher que oferece ao bebê apenas a amamentação pode voltar ao peso normal muito mais rapidamente que as outras mamães. 

Logo após o parto a mulher perde entre 9 e 10 kg.

Depois de três meses de amamentação a mulher elimina mais 5 ou 6 kg. Já no sexto mês a balança pode registrar uma queda de mais 5 ou 6 kg. 

Isso se a mulher tiver ganho o peso necessário para o bebê durante a gestação. Caso a mamãe tenha engordado mais, todo o processo será mais lento.