Sétima semana de gravidez – sintomas e cuidados

A cada dia que passa o pequeno embrião que se desenvolve dentro do útero vai ganhando uma forma mais humana – e para envolvê-lo, o corpo feminino passa por grandes adaptações que começam a ser notadas já na sétima semana de gravidez.

Se a mamãe tivesse o poder de olhar lá dentro, conseguiria ver que o seu bebê já tem bracinhos e perninhas desenvolvidas.

Sétima semana de gravidez

Além disso, se observasse bem, poderia também notar sutis detalhes na estrutura de seus pés e mãos. Nessa fase, o seu bebê tem cerca de 13 mm e já pesa quase 1g.

O órgão sexual interno, os rins e os pulmões já estão quase desenvolvidos e formados por completo. Em exames de ultrassonografia vaginal, já são perceptíveis a boca, os olhos e as orelhas.

Além disso, o coração do bebê já está funcionando com cerca de 150 batimentos por minuto e a corrente sanguínea já passa por todo o seu pequeno corpo.

Nessa fase da vida do seu bebê o rosto já tem uma perfuração específica onde ficará a íris dos olhos (responsável pela cor dos mesmos), a boca e até mesmo as narinas.

Os intestinos também começam a se desenvolver, assim como o pâncreas e o apêndice. As fibras musculares, a glândula pituitária e os pulmões, com sete semanas de gestação, pasmem: já aparecem.

Nos brotinhos que se tornarão os membros superiores, é notável a formação dos ombros e das mãos. As glândulas mamárias também já são esboçadas.

Com sétima semana de gravidez o cordão umbilical do pequeno já está desenvolvido, assim como a placenta, que já está pronta.

O bebê começa a ter os seus primeiros movimentos, mas não se anime mamãe: eles ainda são imperceptíveis.

A mamãe, nessa fase, ainda não tem nenhum tipo de mudança no corpo que possa ser notada por outro indivíduo. Mas por dentro, muitas alterações: nessa fase já ocorre o fechamento da passagem do colo de útero, que é o grande responsável por abertura no momento do parto.

A mamãe pode se sentir bem desconfortável neste período, e para evitar a prisão de ventre, comer alimentos ricos em fibra e tomar muito líquido é fundamental.

Uma das grandes mudanças da sétima semana de gravidez é que, neste período, os ouvidos do seu bebê já começam a ‘afinar’ a capacidade auditiva.

Sendo assim, dentro de um pequeno período de tempo, ele será capaz de ouvir o que você diz para ele – por mais que não compreenda absolutamente nada.

Nessa fase, a mamãe pode ouvir canções que a deixam tranquila (o que certamente também acalmará o bebê) e pode, ainda, cantar para ele.

Nessa fase, sabemos que as mamães já estão super ansiosas para ver a barriga começar a ganhar um contorno mais arredondado – porém, ainda não é nessa semana que isso irá acontecer.

Por outro lado, os sintomas dessa fase são bem expressivos: a mamãe promete ir ao banheiro urinar com uma frequência bem maior, afinal, ela tem mais sangue circulando e os rins precisam trabalhar praticamente de modo dobrado.

Veja também: Sexta semana de gravidez – Sintomas e cuidados